Garoto de 15 anos é encontrado enforcado em casa; suspeita é de suicídio

Um adolescente de 15 anos foi encontrado morto, na tarde desta quarta-feira (31), em Rosário Oeste (104 km distante de ...

Por Reporter MT

Publicado em:

Um adolescente de 15 anos foi encontrado morto, na tarde desta quarta-feira (31), em Rosário Oeste (104 km distante de Cuiabá). As investigações apontam que o jovem teria cometido suicídio.

As testemunhas disseram que o adolescente teria utilizado uma corda para se enforcar. Veja mais!

Há suspeita ainda de que grupos em redes sociais tenham influenciado a vítima.

Conforme as informações, o jovem sofria de depressão. O corpo teria sido encontrado por familiares dentro de uma casa, por volta das 12 horas de hoje. Veja mais!

A Polícia Civil investiga o caso e a suspeita de que a morte esteja também relacionada às redes sociais.

Aumento de casos

“Recentemente temos notado casos envolvendo jovens. Isso pode estar relacionado com a internet também, com o cyberbully”, explicou Ormar Capistrano, voluntário do CVV, em Cuiabá.

Levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) apontou que de janeiro a maio de 2019 foram registrados 107 suicídios em Mato Grosso – o que significa um aumento significativo de 10% nas ocorrências dessa natureza.

Veja outros casos

Os dados de 2019 apontam que uma pessoa tira a própria vida a cada 36 horas (um dia e meio).

Voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) têm notado maior incidência de jovens entre as vítimas e apontam que as redes sociais, geralmente, influenciam nesse quadro.

“Recentemente temos notado casos envolvendo jovens. Isso pode estar relacionado com a internet também, com o cyberbully”, explicou Ormar Capistrano, voluntário do CVV, em Cuiabá.

A internet seria um estopim principalmente pela sensação de obrigação de estar feliz o tempo todo. Estar em lugares interessantes, com pessoas legais. Ele lembra que essa não é a realidade, pois ninuém é feliz o tempo todo. “Isso se encaixa na pressão social. Já acontecia fora da internet, mas com as redes sociais tem se tornado mais forte”, alerta Omar.

Apesar de estar destacando casos vividos por jovens, aponta Omar, a depressão não escolhe faixa etária e há casos variados. A melhor forma de evitar o suicídio está na observação e prevenção.

“Precisamos aprender a ter um olhar atencioso com as pessoas que estão à nossa volta. Ser fraterno com todos aqueles que podem estar passando por um sofrimento. Empatia pode ser uma forma de prevenção de suicídio e de outras coisas ruins, como a depressão.Muitas vezes basta um sorriso, um gesto amigo. Uma palavra pode acabar sendo a gota d’água ou o necessário para a pessoa sair de uma situação ruim”, explicou Omar.

Fonte: Reporter MT

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.