Nesta sexta-feira (18), feriado de Sexta-feira Santa, e também na próxima segunda-feira (21), Dia de Tiradentes, as agências bancárias estarão fechadas em todo o país. O atendimento presencial só será retomado na terça-feira (23). Apesar disso, o sistema PIX seguirá operando normalmente, 24 horas por dia, inclusive durante o feriadão.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas de consumo e boletos com vencimento nos dias em que não houver expediente bancário poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte, sem cobrança de juros ou multa. A recomendação é que, quando possível, o pagamento seja antecipado.
Transporte público
O transporte público também terá operação diferenciada. Em Brasília, na quinta-feira (17), os ônibus funcionarão com a tabela de dias úteis. Já nos dias 18, 21 e no domingo (20), as linhas seguirão a escala de domingos e feriados. No sábado (19), a circulação será mantida conforme os horários habituais.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, a frota será reforçada nos dias de grandes eventos, como a encenação da Via Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, e os shows em comemoração aos 65 anos de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.
Saúde
As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião funcionarão em regime de plantão 24 horas durante todo o feriadão. Já as unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica estarão abertas apenas no sábado (19), das 7h às 12h. O atendimento será retomado na terça-feira (23), às 8h.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipos I e II e o Caps Infantojuvenil (Capsi) não terão atendimento. No entanto, os Caps tipo III e os Caps Álcool e Drogas (AD III) funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas.
Segurança
As forças de segurança pública atuarão normalmente durante o período. As delegacias da Polícia Civil, os postos da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros funcionarão em regime de plantão 24 horas por dia.
Com informações de Agência Brasil