PUBLICIDADE

Desaprovação ao governo Lula chega a 57% e atinge o pior nível desde o início do mandato aponta pesquisa Quaest

Escândalo do INSS contribui para pior avaliação do presidente em 2025; maioria dos brasileiros acredita que país está na direção errada

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

PUBLICIDADE

A mais recente rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), revelou que 57% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Trata-se da pior marca registrada desde o início do atual mandato. A aprovação do petista está em 40%, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.

Apesar da alta desaprovação, os números mostram estabilidade em relação à última pesquisa: a rejeição subiu apenas um ponto percentual, enquanto a aprovação caiu na mesma proporção.

Entre os entrevistados, 45% avaliam que o governo está pior do que o esperado e 61% acreditam que o Brasil está na direção errada — índice que era de 50% em janeiro deste ano.

Base do governo também apresenta queda na aprovação

A pesquisa revelou queda na aprovação até entre os grupos tradicionalmente mais alinhados ao presidente. Veja alguns destaques:

  • Mulheres: 54% desaprovam o governo.

  • Pessoas com até o Ensino Fundamental: 47% desaprovam.

  • Quem recebe até dois salários mínimos: 49% desaprovam.

  • Católicos: Pela primeira vez, desaprovação (53%) supera aprovação (45%).

  • Indecisos politicamente: 61% desaprovam, antes 59% em março.

A única região onde Lula ainda é aprovado é o Nordeste, com 54% de aprovação. No Sudeste, região mais populosa do país, a desaprovação chegou a 64%.

Percepção da economia tem leve melhora

Mesmo com a piora na avaliação política, houve avanço na percepção econômica:

  • Caiu de 56% para 48% o percentual de brasileiros que acreditam que a economia piorou.

  • A percepção negativa sobre o preço dos alimentos caiu de 88% para 79%.

  • Sobre combustíveis, o número caiu de 70% para 54%.

Escândalo do INSS afeta imagem do governo

A pesquisa também mediu os efeitos do escândalo envolvendo fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o levantamento:

  • 82% dos entrevistados disseram ter conhecimento das denúncias.

  • Entre esses, 31% consideram o governo Lula responsável pelos desvios.

A fraude foi revelada pelo portal Metrópoles, que mostrou o crescimento anormal de arrecadações com mensalidades descontadas de aposentados, chegando a R$ 2 bilhões em um ano. O caso motivou investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), além da Operação Sem Desconto, que culminou na demissão do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

A pesquisa ouviu mais de 2 mil brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja também:

📰 Acompanhe mais conteúdos diários no Jornal Rondônia – O seu jornal eletrônico Rondoniense!

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Fonte: Jornal Rondônia

PUBLICIDADE