Um vídeo que mostra um grupo de adolescente dançando dentro da Central de Flagrantes de Teresina viralizou nas redes sociais nesse domingo (8). A situação aconteceu na madrugada de domingo, quando mais de 60 crianças e adolescentes foram retirados de uma festa que acontecia num buffet na Zona Leste de Teresina, onde havia álcool e drogas, segundo relatou a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Em outros vídeos publicados nas redes sociais, um micro-ônibus da secretaria de assistência social de Teresina aparece danificado, com uma de suas janelas derrubadas. Alguns adolescentes aproveitam para fugir de dentro do ônibus, até que a chegada de um policial militar impede que os demais saiam do veículo.
Os donos do local do evento e a organização da festa foram autuados. Os pais dos adolescentes também serão autuados e chamados a comparecer ao Conselho Tutelar.
O trabalho aconteceu durante a operação Parador 27, uma operação contra exploração sexual de menores deflagrada pela Polícia Militar em todo o Brasil. Em Teresina, a fiscalização aconteceu em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Os policiais foram até o local após denúncias, e no local encontraram crianças e adolescentes dentro da festa, sem a presença de pais ou responsáveis. Alguns deles estariam ingerindo álcool e usando drogas.
De acordo com André Santos, gerente de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcaspi), ao todo foram encontrados 63 crianças e adolescentes na festa, com idades entre 11 e 17 anos.
25 deles foram levados para casa pelo pais. Outros 38 foram conduzidos para a Central de Flagrantes, e de lá levados para casa pela Semcaspi.
“Esses jovens estavam nesta festa, onde havia álcool e entorpecentes. Alguns deles estavam usando. O que fizemos foi retirá-los dessa festa e chamar os pais, para que fossem buscá-los. Aqueles que os pais não puderam comparecer, nós levamos para casa”, explicou André Santos.