Jovem surdo e com paralisia cerebral supera desafios e conquista vaga em universidade federal

Determinado a vencer desafios, Marco Antônio Mariano celebra a aprovação em Ciências da Computação na UFCAT e reforça a importância da inclusão na educação.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

Aos 24 anos, Marco Antônio Mariano tornou-se um exemplo de superação e dedicação ao ser aprovado no curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Goiás. Surdo e com paralisia cerebral, o jovem enfrentou obstáculos diários, mas nunca desistiu do sonho de cursar o ensino superior.

A conquista foi recebida com muita alegria por familiares e amigos, que acompanharam sua trajetória e o apoiaram durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para celebrar o feito, um grupo de amigos organizou um trote simbólico na Represa Clube do Povo, um dos pontos mais conhecidos da cidade. O momento foi marcado por abraços, cartazes e palavras de incentivo, refletindo a admiração de todos pelo esforço e determinação de Marco.

Veja também:

Advogado é preso após agredir esposa médica por ciúmes em Rondônia

Uma trajetória de dedicação e paixão pela tecnologia

Desde pequeno, Marco sempre demonstrou interesse pelos estudos e pela tecnologia. Com o apoio da família e da Associação da Comunidade Surda de Catalão, ele se destacou na área e, durante a Campus Party — um dos maiores eventos de inovação do país —, criou um jogo educativo voltado para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ferramenta foi elogiada por seu potencial de inclusão e aprendizado para a comunidade surda.

Agora, Marco se prepara para um novo desafio: a vida universitária. Com determinação e talento, ele mostra que as barreiras podem ser superadas e que a educação é um caminho poderoso para a inclusão e a realização de sonhos.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.