Prefeitura de Porto Velho pede que a população denuncie descarte irregular de lixo e entulho

Denúncias ajudam a manter a cidade mais limpa, evita a proliferação de insetos e doenças

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

O descarte irregular de lixo é uma ação silenciosa, mas tão perigosa que ameaça o futuro das pessoas e do planeta. Abandonar resíduos em locais inadequados, não apenas polui o meio ambiente, mas também compromete a qualidade de vida de homens e animais.

Nesse sentido, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), seguindo a ‘Operação Cidade Limpa’, solicita que a população denuncie as pessoas que praticam o descarte irregular de resíduos sólidos e entulhos em geral.

“Trabalhamos de forma integrada com várias secretarias e com objetivo de manter a limpeza da cidade em todos os sentidos. Essa é uma determinação do prefeito Léo Moraes, que desde o início da sua gestão tem priorizado a limpeza urbana como forma de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas”, destacou o titular da Semusb, Giovanni Marini.

O prefeito Léo Moraes já se manifestou nas redes sociais enfatizando que descarte irregular em terrenos baldios, áreas de preservação e outros locais impróprios é crime e o infrator será notificado e multado.

CONTATO

Denúncias ajudam a manter a cidade mais limpa
Denúncias ajudam a manter a cidade mais limpa.

Para denunciar quem joga lixo em locais inapropriados, qualquer cidadão pode entrar em contato com pelo número (69) 98473-2922, informar o local exato do descarte e até mesmo enviar fotos ou vídeos para facilitar as ações de fiscalização. As denúncias também devem ser feitas pelo e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br.

O secretário afirma que as denúncias ajudam a manter a cidade mais limpa, evita a proliferação de insetos e animais que transmitem doenças, proporciona melhoria na acessibilidade e mais segurança no trânsito e contribui para o bem-estar de todos.

MATERIAIS

Estudos indicam que plásticos, vidros e metais, ao serem descartados de forma errada, não desaparecem, pelo contrário, eles invadem os ecossistemas e podem demorar séculos para se decompor. Além disso, o lixo nas ruas é um convite para o surgimento de doenças, atraindo insetos, roedores e contaminando o solo e a água.

A boa notícia é que cada um de nós pode ser parte da solução que beneficia a todos os munícipes. Gestos simples como a reciclagem, a compostagem e o descarte consciente são passos que transformam o futuro do planeta.

“Está nas nossas mãos transformar o lixo em recurso e garantir um amanhã mais limpo e saudável para todos. Denuncie!”, enfatizou Marini.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.