O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério dos Transportes anunciaram que a construção da ponte binacional, ligando Brasil e Bolívia, está prevista para ser concluída até 2027. A iniciativa, parte de um acordo centenário entre os dois países, integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.
Com extensão de 1,22 km sobre o rio Mamoré, a construção está programada para iniciar em 2025, com um investimento de R$ 429,5 milhões a serem suportados pelo Brasil. O projeto também inclui a instalação de uma aduana, destacando a relevância estratégica da ponte como corredor logístico para o oceano Pacífico.
Além dos benefícios logísticos, a ponte promete impulsionar as trocas comerciais, facilitando a importação de produtos bolivianos, especialmente o lítio utilizado em baterias e insumos agrícolas. O ministro de Obras Públicas da Bolívia, Edgar Montaño, ressalta a importância da ponte para fortalecer a oferta de lítio, sal para o gado e outros produtos exóticos produzidos pelo país vizinho.