Porto Velho marcará presença no “6º Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul”, que acontece nos próximos dias no Estado do Acre. Por meio de uma parceria, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) saiu em caravana com destino ao festival.
Além da pasta municipal, representarão Porto Velho, bem como todo o estado, produtores de mandioca e instituições chaves para o desenvolvimento desse tipo de cultura na região, como a Embrapa, a Emater, o Sebrae-RO, além da Associação de Produtores de Farinha.
Na última segunda-feira (25), o grupo partiu em caravana de Porto Velho com destino ao município de Cruzeiro do Sul (AC). No evento, produtores e técnicos terão a oportunidade de buscar conhecimento em uma região do país que é reconhecida internacionalmente por produzir uma das melhores farinhas de mandioca.
Para o secretário da Semagric, Carlos Magno, a participação de Porto Velho é significativa por ser um município com grande potencial para a produção deste alimento, além dos recentes incentivos da Prefeitura.
“O papel da Semagric é estimular a produção da mandioca, resolvendo os gargalos da zona rural do município e entraves ligados à comercialização do produto. A meta é trabalhar, futuramente, um núcleo fechado para que possamos produzir e trabalhar em cooperativa”, afirma o titular da Semagric.
O 6°Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro, no município acreano, com a venda de farinha e outros alimentos derivados da mandioca. O evento prevê ainda uma área de exposição que reunirá desde lojas de artesanato até praça de alimentação.