Advogado é um profissional liberal, graduado em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.
O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.
Por esta razão, a advocacia não é simplesmente uma profissão, mas, um munus publicum, ou seja, um encargo público, já que, embora não seja agente estatal, compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário.
Pode-se decompor a atuação da advocacia em sete funções jurídicas básicas:
- Assessoria jurídica (interna ou externa, inclusive no apoio negocial, em tempo real);
- Consultoria jurídica (externa ou interna – Outside Counsel – In-House Counsel)
- Procuradoria jurídica;
- Auditoria jurídica;
- Controladoria jurídica;
- Planejamento jurídico;
- Ensino jurídico.
Assim, os advogados atuam, além de prestar consultoria jurídica, que consiste na verificação de negócios importantes sob o aspecto legal, para prevenir problemas de futuros e eventuais litígios, seja “auditando” ou “controlando”, para se usar a terminologia da ciência da administração. O advogado também pode ser especialista em uma área (ramo) do Direito, como o advogado criminalista, por exemplo.
No Brasil, o dia do advogado é comemorado em 11 de agosto e representa não apenas uma profissão honrada, mas também a luta pelos direitos e valores fundamentais da sociedade.
A data que comemoramos hoje está diretamente vinculada à origem da profissão no Brasil, que desde o princípio sempre foi vista com muito respeito e consideração. Entretanto, para se tornar advogado era preciso estudar na Europa, pois o Brasil não dispunha de universidades.
Foi então que, em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I criou as primeiras Universidades de Direito do Brasil, em São Paulo e Pernambuco, e esta data passou a ser reconhecida como o Dia do Advogado em todo o Brasil.
E em comemoração a este dia conversamos com o Dr. Ryan Marque de Oliveira Medeiros para sabermos oque o influenciou a ser um advogado. “Primeiramente todo jovem que sai do ensino médio, pensa em um concurso público e conciliado a isso vem o curso de direito. Porém, no decorrer da graduação você aprende que o curso oferece muito mais. A advocacia vem atrelada a justiça social, em defesa dos direitos. Sendo esse o motivo pelo qual me atraía essa profissão” afirmou.
Com o seu dia à dia regado de Atividades administrativas, reuniões, audiências, Análise de processos entre outros Ryan relata como funciona a rotina de um advogado. “A rotina depende de você mesmo, pela quantidade de advogados no mercado de trabalho, faz da nossa profissão sairmos da zona de conforto e buscar os clientes e explicar os direitos pra sociedade que muitas vezes não sabem. A profissão não é apenas uma profissão, mas, um encargo público, já que, embora não seja um agente do Estado, compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário, pois ele também exerce a função social, combatendo a injustiça e zelando pela democracia sempre” destacou.
o Profissional ainda ressalta e parabeniza a todos os colegas de trabalho. “O falecido ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki disse em uma palestra uma que “do ponto de vista do juiz, não existe auxiliar melhor da sentença que um bom advogado”. Utilizando essa frase eu parabenizo todos os advogados da Seccional Rondônia por exercermos essa profissão de prestígio que lutam diariamente por uma sociedade mais justa” finalizou.
Sem o advogado, a democracia é imperfeita e a liberdade se extingue. Parabéns por lutarem por valores fundamentais à sociedade.