De produtos à base de frutos amazônicos a vestimentas africanas, passando por artigos e incensos indianos. Quem visita a Feira Nações e Arte 2023, no Porto Velho Shopping, tem a oportunidade de mergulhar em diversas culturas do mundo sem sair da cidade. O evento, que já faz parte do calendário de negócios e turismo da capital, tem o apoio da Prefeitura pelo terceiro ano seguido.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) trouxe 64 artesãos que integram o Giro Empreendedor. Os profissionais locais se revezam em sistema de rodízio até o fim da feira. Vitória Perez, por exemplo, já integra o programa há cerca de dois anos, levando aos visitantes e turistas as combinações de sabores da Amazônia.
“Aqui na Chocolate & Cia temos bombons de cupuaçu com pimenta, geleias de tucupi e jambu, entre outros. Expor meus produtos para um público grande e diversificado não é novidade para mim, pois já faço isso graças ao apoio do Giro Empreendedor. Nosso diferencial é que os produtos são da agricultura familiar e, por isso, quem compra está ajudando a economia local e a renda de diversos produtores”, descreve a empreendedora.
Além de fomentar a economia solidária, os visitantes também têm a oportunidade de adquirir produtos e conhecer um pouco mais de culturas de outras partes do mundo. A feira, por exemplo, reúne produtos do Paquistão, Índia, Itália, Portugal, Marrocos e Estados Unidos.
Com cores bem vivas e artigos que remetem à cultura e ritos da África Ocidental, o estande do Senegal é um dos mais diversificados da feira, expondo de vestuários a máscaras. Para melhor atender a clientela, Queslen Lamartine precisou mergulhar na história e cultura do país africano.
“Todas as peças aqui foram feitas por senegaleses. As roupas são bem coloridas e remetem ao modo como eles buscam levar a vida. Já as máscaras, que costumam chamar a atenção dos clientes, representam algumas tribos do país e até mesmo deuses. Apesar de eu ser de Rondônia, me interessei bastante pelas peças e pelo país como um todo”, afirma a expositora.
A Feira Nações e Arte é um evento itinerante que roda o Brasil e já é tradição no calendário de negócios e turismo de Porto Velho. Para a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, a realização traz inúmeros ganhos para os expositores e para setores da economia.
“Sempre que a feira vem a Porto Velho eles contam com o apoio do município. Essa já é a terceira edição consecutiva que a Semdestur presta apoio e participa por meio de artesãos do Giro Empreendedor. Aqui, o visitante pode conhecer um pouco mais de Rondônia, do Brasil e do mundo através da gastronomia, do vestuário e de artigos. É um ganho para esses empreendedores, mas também para a economia local e toda a indústria do turismo”, defende a secretária da Semdestur.
A Feira Nações e Arte segue até o dia 31 de março na praça de eventos do Porto Velho Shopping, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 22h.