Um veículo operado por robô (ROV, na sigla em inglês) tentará encontrar o submarino que visitava destroços do Titanic e desapareceu no Oceano Atlântico, em aguas canadenses.
O subaquático francês, nomeado de Victor 6000, é capaz de remover qualquer obstáculo que esteja impedindo o Titan, aparelho da Ocean Gate, de flutuar até a superfície. Especialistas sugerem que ele possa estar engatado em algo, embora essa hipótese não esteja confirmada.
Serão necessárias duas horas para preparar o ROV assim que ele chegar no destino, e a operação provavelmente levará várias horas mais. O tempo não está a favor da operação, já que os tripulantes têm menos de 24 horas restantes de oxigênio.
No entanto, Jan Opderbecke, diretor da organização que opera o Victor 6.000, o Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar, afirmou à BBC News que não desistirá. “Onde ainda há esperança, precisamos tentar”, afirmou.
A embarcação sumiu dos radares neste último domingo (18), após afundar quase 4.000 metros no Oceano Pacífico. Cinco pessoas estão a bordo, todos homens, entre milionários e especialistas.
O equipamento francês está em serviço desde 1999 e pode descer a até 6.000 m de profundidade. Ele se comunica por cabos de fibras ópticas com a central de controle, que é instalada em um navio.
Rotineiramente, é utilizado para exploração, incluindo coletas de materiais no fundo do mar.