O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem Rondônia realizou fiscalização, com foco nesta semana, para a análise dos ovos de chocolate. Os fiscais pesam chocolates de diferentes marcas, observam descrições de embalagem, indicação de faixa etária, orientações de uso, impressão do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro e a marca do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.
Os brinquedos que vêm nos chocolates, também são avaliados para averiguação de acordo com a idade, na descrição ou se há coloração tóxica. O presidente do Ipem, Francisco Carlos de Oliveira Albuquerque, falou sobre os cuidados na hora de comprar os ovos de chocolate: “Atenção ao prazo de validade e aos casos em que o chocolate esteja quebrado ou tenha alguma deformação, pois pode comprometer a qualidade”, salientou.
Conforme as orientações do Ipem, o mais prudente é o consumidor se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar, obrigatoriamente, na embalagem. Para o governador Marcos Rocha, “o Ipem é fiel à balança, tanto protege o consumidor como o fornecedor para levar o equilíbrio ao comprador”, ressaltou.
DOAÇÃO
Os chocolates que foram utilizados nesta ação, mas com qualidade para o consumo, foram doados para entidade Núcleo de Apoio das Crianças com Câncer de Rondônia – NACC/RO.