Na última quinta-feira (9), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) recebeu um grupo de mulheres empreendedoras e “Mães Atípicas”, aquelas que possuem filhos com alguma deficiência ou síndrome rara, que buscam apoio na localização de mais espaços para exposição e venda de seus produtos. A reunião foi intermediada por Gina Brito, diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (DPPM), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família de Porto Velho (Semasf).
Segundo Ieda Chaves, a propositura é pertinente por contribuir na renda das famílias. “Sei da necessidade e que precisamos incentivar a garantia de renda às famílias, principalmente, de mulheres vulnerárias. Vou acionar minha equipe para avaliar de que forma poderemos atuar neste apoio/suporte para viabilizar novas estruturas ao projeto sem a necessidade de atuar em locais permanentes”.
As participantes promovem, mensalmente, um evento denominado “Feira da Mulher Empreendedora”, onde aproveitaram para expor e comercializar produtos. Porém, ocorrem com o uso de tendas e em locais abertos, exceto quando ocorre em locais cobertos como, por exemplo, no IG Shopping, na zona Leste ou ainda em espaços públicos do município de Porto Velho e de instituições parceiras.
“A deputada e primeira-dama conhece nosso trabalho e as ações do DPPM. Só queremos mais segurança para esta rotatividade, pois neste período chuvoso temos um problema. A gente segue buscando por espaços”, citou Gina Brito.
Projeto
O projeto Feira da Mulher Empreendedora, que existe desde 2017, tem crescido e hoje conta com mais de 600 mulheres cadastradas. Elas produzem itens diversos, entre eles, artesanatos, cosméticos, plantas ornamentais, alimentícios, confecções, acessórios, entre outros.
Presentes
O encontro foi encerrado com a entrega de diversos presentes produzidos por elas, em virtude do seu aniversário, comemorado na última terça-feira (7) e pela passagem do Dia Internacional da Mulher.