Porto Velho conta com reajuste absurdo no valor do Imposto no IPTU e aprovação de emenda parlamentar para vereadores

A Prefeitura de Porto Velho divulgou em Janeiro o reajuste , informando que os contribuintes iriam encarar um aumento de 30%.

Por Jornal Rondônia

Atualizado em:

A população da Capital amanheceu nesta quinta – feira (02/03) com um assunto revoltante em alta e na boca de todos, se trata do reajuste absurdo que houve no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano.

A Prefeitura de Porto Velho divulgou em Janeiro o reajuste , informando que os contribuintes iriam encarar um aumento de 30%. A justificativa para um aumento tão volumoso foi os anos no qual não houve um reajuste, segundo a prefeitura, o tributo não era reajustado há 20 anos.

A autoridade municipal informou ao site fdr que o acréscimo serve “ para respeitar a recomendação do Ministério Público – MP/RO e do Tribunal de Contas – TCE.

De acordo com um leitor deste site o aumento não foi considerado e para ele chegou a ser de quase 100%, isso por que o mesmo pagava no imposto o valor de R$ 200,00 e este ano terá que pagar 1.200,00 recebendo de salario o valor de 1.300,00 (um salario mínimo). “ Eu estou em um empasse, entre pagar o IPTU ou colocar  alimentação na minha casa, sou pai de dois filhos, casado e a minha renda e a única na minha casa. O gás esta mais de R$ 100,00, não conseguimos ir ao mercado com esse mesmo valor e fazer um rancho, eu compro somente o básico pra não passar fome com a minha família e agora vem esse absurdo no IPTU ” ressaltou o mesmo.

O primeiro vencimento para o IPTU 2023 foi nesta última terça – feira (01/02), quem optou por fazer o pagamento à vista até a data citada será de 20%, no mês seguinte, no dia 28, o abatimento será de 15% e por fim, o desconto final será de 10%.

A Prefeitura ainda informou que o reajuste dos valores para que o imposto tenha a defasagem seja minimizado será diluído. Sendo assim, nos próximos cinco anos os aumentos serão de 30% e nos próximos quatro anos serão incrementados aunais de 17,5%.

Mas não acaba por ai, foi aprovada na última segunda – feira (27/02) no plenário da Câmara Municipal, o Projeto de Emenda. Trata – se da Lei Orgânica n° 147/2023, que permitirá aos vereadores de Porto Velho a indicação de emendas.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.