Funcionários da unidade de saúde Socialista, na Zona Leste de Porto Velho, usaram frascos vazios de vacinas para montar uma árvore de Natal. Entre elas, frascos de imunizantes contra a Covid-19. Os símbolos de esperança na luta contra a pandemia ajudam a formar uma árvore com 1,95 metro de altura.
Segundo a Prefeitura de Porto Velho, os frascos passaram por um rigoroso processo de esterilização e serão descartados após o período do Natal.
No total, a árvore tem 3.950 frascos de vacinas, que se convertidas em doses aplicadas, representam, em média, 17.500 pessoas imunizadas na capital. Toda a estrutura levou cerca de quatro meses para ser finalizada.
De onde veio a ideia?
Ainda segundo a prefeitura, a ideia partiu de uma das vacinadoras, Thays Karoline. Ela disse que assistiu uma reportagem que mostrava a “decoração diferenciada” e pensou em fazer uma parecida. O objetivo da equipe também é tentar aumentar a taxa de imunização das crianças.
“Para a construção, utilizamos todos os frascos das vacinas disponíveis no calendário nacional de saúde. Como em muitas unidades tivemos uma baixa de aplicação de vacinas de rotina, e muitas crianças estão com a caderneta atrasada, nosso trabalho foi focado em reduzir esse atraso e manter atualizados os cartões de vacina”, disse Thays.
“Quando trouxemos a árvore para a entrada da unidade, todos os pacientes ficaram muito encantados com o brilho, com a altura e também com a mensagem que essa árvore transmite”, comentou Thays.
Confira mais fotos da árvore: