O Dezembro Vermelho, foi instituído em 2017, como campanha de saúde para prevenção ao vírus do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Neste mês são destacados a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A médica Francielle Alba Moraes, que atua no Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, fala sobre as formas de transmissão do vírus, “a proteção é o principal meio de evitar a contaminação. Procedimentos como compartilhamento de seringas, acidentes ocupacionais, transfusão de sangue e a transmissão vertical, da mãe para o filho na gravidez, parto ou amamentação, são também maneiras comuns de proliferação da doença”.
A médica ainda destaca que o Ministério da Saúde – MS, recomenda atenção para a “Mandala de Prevenção” que combina várias formas para se prevenir, mas evidencia: “A falta de conhecimento, é um dos grandes motivos de contaminação, mas é preconceito que mata mais que a doença e a prevenção é o melhor remédio”, explana.
O secretário adjunto de saúde, Maxwendell Batista, explica que: “o diagnóstico precoce colabora com a qualidade de vida, e tratamento de saúde, possibilitando a intransmissibilidade”, afirma.
Em Rondônia é ofertado de forma gratuita teste rápidos, meios de prevenção – como preservativos, Profilaxia Pós-Exposição ao HIV e tratamento nas Unidades de Saúde municipais e estaduais.