O corpo de um homem identificado como Gemilson Soares de Souza, de 45 anos, foi encontrado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros, na margem esquerda do Rio Machado em Ji-Paraná (RO).
A vítima estava desaparecida desde o último domingo (11). Segundo o Corpo de Bombeiros, Gemilson estava tomando banho no rio quando mergulhou e não voltou mais à superfície.
Inicialmente a corporação realizou uma busca, logo após ser acionada, mas não localizou o corpo. Na segunda-feira os agentes retornaram ao local e retomaram a procura.
O corpo só foi encontrado nas proximidades do bairro Casa Preta, 500 metros abaixo da ponte.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, apesar do nível do Rio Machado estar mais baixo nesta época do ano, por conta do período de seca, é fundamental que os banhistas mantenham os cuidados ao entrar na água.
Veja dicas para evitar afogamentos
- Evite entrar na água quando ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições
- Não tente lutar contra a correnteza. Flutue e erga a mão, pedindo ajuda
- Procure se banhar em áreas supervisionadas por guarda-vidas
- Pergunte ao guarda-vidas qual o local mais seguro para o banho
- Respeite as sinalizações, os avisos de perigo e orientações dos guarda-vidas
- Evite tomar banho e nadar onde houver valas e buracos
- Use coletes salva-vidas em embarcações
- Evite confiar 100% em boias e outros objetos flutuantes, pois eles transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar você para áreas mais profundas e perigosas
- Não simule afogamentos. Além de causar pânico nas pessoas, isso desvia a atenção dos guarda-vidas de um possível afogamento real.