Por telefone, o conversou com uma das filhas do aposentado José Gomes de Souza, cujo corpo foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 31, na casa em que ele morava no bairro Cristo Rei, em Vilhena.
Mineiro que havia chegado em Cerejeiras em 1978, e depois se mudado para outra região, José, que tinha 83 anos, retornou para Vilhena após ficar cego por causa de um glaucoma. Ele, que era agricultor, morava sozinho em uma casa ao lado da residência de uma das filhas.
Apesar da deficiência visual, o ancião não tinha dificuldades para fazer algumas tarefas domésticas, como preparar o próprio café, embora contasse com uma empregada à sua disposição. Também havia uma campainha em seu quarto pera ele acionar a filha-vizinha, caso precisasse.
O corpo de José foi encontrado hoje, pela empregada, que havia chegado para trabalhar. Os indícios encontrados no local indicam que ele teria atentado contra a própria vida.
A filha revelou ao site que os últimos acontecimentos dramáticos deixaram o pai “muito desgostoso da vida”: ele tinha sido submetido a uma cirurgia de vesícula que precisou ser refeita; também havia perdido um irmão mais velho no dia 07 de agosto, além de conviver com a cegueira.
Para completar o quadro de problemas, José havia sido diagnosticado com câncer nos pulmões esta semana. Os familiares não contaram sobre a doença, apenas explicaram que ele precisaria fazer tratamento em Cacoal.
“Mas eu acho que ele desconfiou”, relata a filha entrevistada, que teria ouvido da polícia que a morte do pai provavelmente aconteceu depois das 4:00h da madrugada. Ele havia feito e tomado café antes de cometer o ato de desespero.