A Polícia Civil Rondônia, por meio da 2ª DP de Porto Velho conseguiu prender um golpista, que extorquia uma vítima usando o golpe chamado “Sextorsão”.
O golpe funciona quando a vítima, acreditando estar conversando online com um “namorado” ou “namorada”, envia vídeos e fotografias intimas. O golpista usa esse material para extorquir a vítima, visando transferências de valores, para não divulgar o conteúdo em redes sociais e enviá-las a parentes.
No caso do criminoso preso, a vítima esteve na 2ª DP, onde relatou o caso e por meio de inteligência os investigadores identificaram o acusado, que está preso no estado de Pernambuco.
O apoio da Polícia Civil e da Polícia Penal daquele estado foi essencial para prisão do golpista identificado como Maciel Ítalo Martins de Freitas, detido em sua cela. Com ele foi localizado o aparelho celular que utilizava para prática de golpes.
Maciel Ítalo possuía perfis falsos nas redes sociais, inclusive em sites de relacionamento para se aproximar de suas vítimas.
A ação rápida das Polícias integradas cessou as ações criminosas.
A delegada Keity Mota Soares, que presidiu a investigação, faz um alerta para a população. Ela disse que esse tipo de crime está cada vez mais comum. O meio de evitar este tipo de golpe é jamais compartilhar com quem quer que seja fotos íntimas via meios eletrônicos, mesmo se tiver certeza da identidade da outra pessoa, pois o que está na rede mundial de computadores e dispositivos eletrônicos está sujeito a vazamento”, destacou.