Em sessão ordinária na Casa de Leis, o deputado estadual Jean Oliveira (MDB) indicou ao Poder Executivo, através do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) a necessidade de estadualização da vicinal 29B, que liga o município de Nova Mamoré ao distrito de União Bandeirantes e 312 km de estradas vicinais na Ponta do Abunã, no município de Porto Velho.
Para a Ponta do Abunã, o parlamentar justifica que a estadualização é necessária, visto que a região se encontra na fronteira do Acre com Bolívia, onde a população quase não tem a presença do município naquela área. “Com essa estadualização, o Estado pode se fazer presente e ajudar aquela população que necessita trafegar por essas estradas diariamente”, afirma.
A estadualização seria para a Linha 01 de Vista Alegre, Linha Ramal Jequitibá, Linha Ramal do Boi e Ramal Fortaleza do Abunã, totalizando 91 km. Em Extrema a solicitação é para a Linha Ramal do Jacaré, Linha 01, Linha 02, Linha 03 Norte, Linha 04 e Linha 05, com o total de 126 km.
Em Nova Califórnia a Linha 12, Linha Ramal Rio Novo, Linha Ramal Cascalho, Linha Ramal Pioneiros, Linha Ramal Baixa Verde, no total de 75 km. Por fim em Fortaleza do Abunã pede para Linha Ramal, que liga a BR 364, A Vila de Fortaleza do Abunã com extensão de 20 km.
Jean destaca também que a transformação da vicinal 29B, que liga o município de Nova Mamoré ao distrito de União Bandeirante é necessária para o desenvolvimento do município. “O potencial econômico dessa região é a agricultura e pecuária, e essa estadualização facilitará o escoamento econômico da região”, frisou.