Quatro mulheres e dois homens foram contaminados com a nova variante Delta no Amazonas e acendeu um alerta para a população de Rondônia. A notícia foi anunciada pelo secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, na manhã desta quinta-feira (19).
Os positivados para a variante da covid-19, têm idades entre 16 e 74 anos, e são moradores de Manaus e da cidade de Maués, interior do Amazonas.
De acordo com Fernando Máximo, a confirmação destas pessoas no Amazonas é motivo de preocupação para Rondônia, devido a proximidade dos estados. Máximo lembrou que assim que foi registrado o primeiro caso da variante P1 em Manaus, logo o vírus chegou à população rondoniense e infectou centenas de pessoas.
Barreiras sanitárias
Por essa razão, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), decidiram retornar com as barreiras sanitárias nas regiões de entrada e saída do Estado. O primeiro município a receber este procedimento é Vilhena, no Sul de Rondônia.
O secretário afirmou ainda que será instalada uma barreira sanitária no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, para evitar a chegada da variante ao Estado.
Até o momento, de acordo com a Sesau, Rondônia não registrou nenhum caso da variante Delta.
Tem fazer barreiras no Porto fluvial , pois as pessoas vem de barcos p pvh.