Receita abre nesta 4ª-feira consulta ao 2º lote de restituição do IR 2021

A Receita Federal vai abrir nesta quarta-feira (23), às 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de ...

Por R7

Publicado em:

A Receita Federal vai abrir nesta quarta-feira (23), às 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021. Aparecem contemplados no lote 4.222.986 contribuintes que receberão o crédito bancário de R$ 6 bilhões na próxima quarta-feira (30 de junho).

Do total de recursos, R$ 2,3 bilhões serão destinados a contribuintes que têm prioridade legal, tais como idosos (876.845), pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave (54.240) e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério (385.591).

Haverá ainda a liberação da restituição a 2.906.310 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 21 de março. Também aparecem contemplados na rodada de pagamentos restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2020 que estavam retidas pelo Fisco.

Os próximos lotes de restituição do Imposto de Renda 2021 serão pagos em 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro, conforme calendário da Receita Federal. O aviso dos cidadãos beneficiados ocorre sempre uma semana antes da liberação.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o pagamento não for realizado, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Consulta

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A consulta é possível também pelo aplicativo para tablets e smartphones que possibilita o acesso das informações com acesso às bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

 

Fonte: R7

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.