O início da aplicação da vacina Pfizer deve acontecer na sexta-feira (7) e sábado (8) em Porto Velho. Segundo a prefeitura da capital, a vacina será destinada inicialmente a pessoas com comorbidades, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. A imunização acontecerá no Campus I da Faculdade Uniron, zona leste da capital.
Além da utilização da Pfizer, a prefeitura informou em nota que também irá utilizar a vacina AstraZeneca em “pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos”, já que “o total de vacinas da Pfizer recebidas neste momento não é suficiente para todo o grupo”.
Nesta primeira etapa serão vacinadas pessoas com:
- Síndrome de Down acima de 18 anos;
- Com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
- Gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos;
- Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
Novos lotes
Rondônia recebeu na segunda-feira (3) mais de 3,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTec. Nesta quinta-feira (6), 8.190 doses da mesma vacina são esperadas pelo Governo de Rondônia.
Pfizer/BioNTec
As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.
A vacina da Pfizer tem 95% de efetividade contra a Covid, apontam dados de Israel
Devido o pouco tempo de armazenamento, as doses estão sendo disponibilizadas apenas para as capitais. Também por isso, os distritos de Porto Velho não receberão doses dessa vacina.