Cães e gatos de Porto Velho já podem ser vacinados contra raiva. A campanha no município começou na última segunda-feira (7) e se estende até o dia 18 de outubro. A vacinação antirrábica é destinada a animais a partir dos três meses de vida.
Nessas duas semanas, os donos dos animais podem procurar pelas unidades de saúde da família dos bairros Caladinho e Areal da Floresta, das 8h30 às 17h30. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira.
Conforme a Secretaria de Saúde da cidade, quem tem cães e gatos não precisa aguardar campanhas de vacinação, nem se locomover até a Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na avenida Mamoré, bairro Cascalheira para vacinar seus animais.
A doença
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.
O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da raiva.
Sintomas da raiva em cães e gatos
- Agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos
- Tristeza, com busca de lugares escuros
- Alteração do latido
- Salivação excessiva, com a boca aberta constantemente
- Recusa de alimentos e de água por ter dificuldade de engolir, com engasgos
- Perda de coordenação motora
- Convulsões
- Paralisia nas patas traseiras
- Paralisia total