50 hábitos que estão associados ao câncer

Senta que lá vem história. Vamos conversar sobre aquela terrível doença que começa com C. Todo ano, há 17 milhões ...

Por msn

Publicado em:

Senta que lá vem história. Vamos conversar sobre aquela terrível doença que começa com C. Todo ano, há 17 milhões de novos casos de câncer em todo o mundo, e, em 2018, estimadas 9,6 milhões de pessoas morreram. Ao mesmo tempo em que não existe uma forma definitiva de prevenir a doença, mudanças simples no estilo de vida podem diminuir o risco de desenvolvê-la. Com isso em mente, a seguir listamos 50 maus hábitos que podem estar ligados ao câncer. Navegue na galeria para ver mais.

Comer carne no jantar

Vai jantar fora hoje? Talvez queira não comer aquele filé. Pesquisas publicadas no JNCI Cancer Spectrum sugerem que uma dieta ruim pode estar ligada a algumas formas de câncer. Em particular, o estudo sugeriu que um alto consumo de carnes vermelhas, como as de vaca e de ovelha, pode ser um fator de risco em potencial para o câncer colorretal.

Beber chá quente

Relaxar com uma xícara de chá quente pode ser mais arriscado do que você imagina. Um estudo do Diário Internacional do Câncer sugere que beber 700 mililitros por dia ou mais de chá, a uma temperatura de 60°C ou superior, pode aumentar o risco de câncer gastroesofágico em cerca de 90%. Esperar que esfrie antes de beber pode ser boa medida.

Beber muito

Não importa se é um vinho ou qualquer outro drinque—se você abusa do álcool deve desenvolver algum problema de saúde. O consumo excessivo dele pode aumentar seu risco de ter câncer na boca, na faringe, no esôfago, na laringe, nas mamas, no intestino e no fígado, segundo a Cancer Research UK. Cortar as bebidas pode ser vital para se manter saudável!

Tomar aspirina todo dia

Quando você tem uma dor de cabeça ou muscular pode achar que não tem problema algum tomar um analgésico. Mas, segundo pesquisa da Northwestern University, homens que tomam aspirinas diariamente podem ter risco duplo de desenvolver melanoma, um tipo de câncer de pele. Entretanto, o estudo descobriu que o mesmo não é verdadeiro para mulheres que tomam a medicação.

Esquecer de passar o filtro solar

Quando o sol está queimando de tão forte, é importante passar um filtro solar. Os raios UV podem ser perigosos e estão associados ao câncer. A Sociedade Canadense do Câncer identifica a exposição ao sol como um dos fatores de risco para a doença. Se o tempo estiver bom, faça tudo o que estiver ao seu alcance para se proteger.

Não usar chapéu no sol

Outra forma de proteger a pele dos raios UV e UVB é usar um chapéu largo que proteja bastante. Um relatório da Sociedade do Câncer do Canadá sugere que a exposição ao sol pode aumentar o risco de câncer, portanto se proteger é essencial. Da próxima vez que você sair de férias, leve na mala o seu maior chapéu.

Deixar uma luz ligada à noite

Deixar uma luz ligada na sua cabeceira durante a noite pode ter uma surpreendente ligação com o câncer. A exposição a uma luz suave pode contribuir para a incidência do câncer no seio, segundo um estudo realizado com animais pela Sociedade Endócrina. A pesquisa ainda comprovou a importância de se ter uma rotina de sono à noite e de dormir o suficiente, especialmente para aquelas pessoas que manifestam a doença.

Não passar o fio dental direito

A higiene oral tem uma importância vital. Mais importante: é um aspecto do seu cuidado pessoal diário que se reflete em mais do que apenas os dentes. As bactérias que se instalam neles podem ter um papel na manifestação do câncer pancreático, segundo pesquisa da Universidade de Helsinki. Melhorar a rotina de higiene diária pode ajudá-lo a diminuir o risco de manifestar a doença.

Trabalhar demais

Manter um equilíbrio adequado entre as vidas profissional e pessoal pode ser a melhor forma de manter uma melhor saúde e qualidade de vida. Fazer muita hora extra no trabalho tem sido associado a doenças como o câncer entre as mulheres, segundo pesquisa da Ohio State University e da Mayo Clinic. Os resultados sugerem que ter semanas de trabalho de 60 horas ou mais pode aumentar o risco de câncer, as doenças cardíacas e diabetes.

Comer crackers

Os crackers são um tipo básico de biscoito, mas talvez não deva ser consumido demais. Informações do National Cancer Institute sugerem que poderiam expor as pessoas à acrilamida, uma substância química ligada à doença. O relatório também notou que o nível da substância no produto depende bastante de cada fabricante.

Lanchar cookies

Com ou sem chips de chocolate, os cookies são delícias que todos nós apreciamos comer de vez em quando. Segundo o mesmo relatório do National Cancer Institute, no entanto, tais produtos alimentícios também podem conter acrilamida. Significa que comer muito destas delícias pode ser um fator de risco para desenvolver o câncer.

Fazer fogo com carvão

Ter uma lareira com fogo a carvão pode ser relaxante, mas a fumaça pode ser danosa. O National Cancer Institute adverte que as emissões de carbono dentro de casa a partir do carvão são um fator de risco para o câncer de pulmão. Assegurar a boa ventilação da sala onde está localizada a lareira pode ser uma boa forma de começar.

Tomar contraceptivos

Tomar contraceptivos orais, i.e., a pílula, pode aumentar o risco de câncer na mama, de ovário e cervical nas mulheres, segundo o National Cancer Institute. Não é necessário dizer, se você está preocupado com o risco deve conversar com um especialista sobre as opções que existem à sua disposição.

Usar produtos de limpeza

Chegou a hora da faxina? Benzeno, produto químico que pode ser um líquido ou incolor ou amarelo claro, pode ter ligação com alguns tipos de câncer, segundo o National Cancer Institute. O relatório afirma que o produto químico pode ser encontrado em alguns produtos de limpeza do dia a dia. Confira qual é a composição do que você usa na sua casa.

Ver TV e ser exposto demais a telas

As telas são parte fundamental da vida moderna. Você pode usar a de um computador no trabalho e depois assistir TV em casa. Entretanto, um estudo publicado no Journal of Medical Internet Research destaca que a exposição excessiva às telas pode ser um fator de risco para desenvolvimento de algumas doenças crônicas, entre elas o câncer. Realizar pequenas mudanças no estilo de vida pode ser uma forma de diminuir o risco.

Fazer raio-x

Determinados tipos de radiação podem conter energia suficiente para causar danos ao DNA e levar ao câncer, segundo um relatório do National Cancer Institute. Fazer um raio-X é uma forma de se expor a elas. É sempre inteligente conversar com o médico se você estiver preocupado com as consequências de um procedimento médico sobre sua saúde.

Tomar bebidas adoçadas

Tomar regularmente bebidas açucaradas pode aumentar seu risco de morrer prematuramente em geral, segundo pesquisa da Escola de Saúde Pública da Harvard T.H. Chan. Tais líquidos são associados a doenças cardíacas e ao câncer. Os resultados também mostraram que os níveis de risco eram maiores, em média, para as mulheres.

Queimar incenso em casa

Queimar incenso pode criar uma atmosfera relaxante, mas que também pode ser perigosa. Um relatório da Environmental Chemistry Letters sugere que a fumaça do incenso poderia ter um impacto negativo na sua saúde e estar ligada ao câncer de pulmão no longo prazo. Ventilação adequada pode minimizar o risco.

Trabalhar durante a noite

A hora do dia em que você trabalha pode ter um enorme impacto na sua saúde. Trabalhar no turno da noite aumenta a chance de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, segundo um relatório da Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention. Mais pesquisas são necessárias para determinar se o mesmo é verdadeiro também para homens.

Ficar o dia todo sentado

Você trabalha em um escritório? Se for o caso, tente se levantar com frequência para circular pelo ambiente. Levar uma vida sedentária, i.e., permanecer o dia inteiro sentado e não ser ativo aumenta o risco de alguns casos de câncer, segundo o Journal of the National Cancer Institute. Tornar-se mais ativo pode melhorar a saúde e diminuir riscos envolvidos na falta de exercícios.

Abastecer o carro

Até que carros elétricos se tornem regra (e fiquem mais baratos), ir aos postos de gasolina para abastecer será provavelmente parte de sua vida cotidiana. A gasolina muitas vezes contém a substância química benzeno, que é danosa. O National Cancer Institute associa o benzeno a doenças como a leucemia. Limitar a sua exposição aos vapores dos combustíveis pode ajudar a proteger sua saúde.

Não conseguir diminuir gordura localizada no ventre

Ter um excesso de gordura visceral pode prejudicar sua saúde. Pesquisa da Universidade do Estado do Michigan sugere que ter gordura abdominal pode fazer com que as células não-cancerosas do corpo se tornem cancerosas. Levar uma vida mais ativa e melhorar a alimentação pode ajudar nisso.

Usar o smartphone

Você está o tempo todo olhando as notificações do seu smartphone? O uso do celular em excesso pode estar ligado a um maior risco de tumores cancerosos, de acordo com um estudo realizado em animais pelo National Institute of Environmental Health Sciences. O relatório sugere que o dano se deve aos altos níveis de radiação por frequência de rádio.

Reutilizar garrafas plásticas

Você considera a reutilização de garrafas plásticas como uma medida amigável ao meio ambiente, mas isso pode causar exposição a produtos químicos danosos. Um relatório da organização Breastcancer.org declarou que se plásticos são arranhados ou aquecidos, podem expor o organismo a substâncias como o Bisfenol A (BPA). A substância também está associada ao maior risco de câncer de mama.

O uso de alguns cosméticos

Minimizar o uso de cosméticos pode ser uma boa medida protetiva à sua saúde e fazer toda a diferença. Informações da Breastcancer.org sugerem que os químicos em alguns dos produtos mais comuns que usamos podem estar associados ao câncer. A ONG aconselha a evitar produtos de beleza que contenham parabenos e ftalatos.

Comer carne feita na churrasqueira

Tenha cuidado ao ingerir a carne feita na churrasqueira. Quando a carne é assada em altas temperaturas são formadas substâncias químicas como HCAs e PAHs. O National Cancer Institute relata que tais substâncias podem causar o câncer em animais, mas não ficou claro se o mesmo seria verdadeiro para os seres humanos. Para ser mais seguro, tenha o cuidado de nunca queimar sua carne.

Não dormir o suficiente

Você tem uma rotina noturna estável? Deixar de dormir o suficiente pode aumentar o seu risco de desenvolver algumas formas de câncer, segundo um relatório da National Sleep Foundation. Tente melhorar o seu tempo de sono indo dormir toda noite na mesma hora e limitando sua exposição a telas durante a noite.

Comer frango demais

Peito de frango é uma fonte de proteína animal magra, motivo pelo qual muitos de nós a consumimos regularmente. No entanto, pesquisa recente da Universidade Nacional Autônoma do México sugere que consumir a carne deste animal em particular pode ser um fator que desencadeia o desenvolvimento de câncer cervical nas mulheres. O alimento contém aflatoxinas, moléculas que podem estar associadas ao desenvolvimento da doença.

Tomar café demais

Você precisa da sua dose diária de cafeína para acordar toda manhã? Ao mesmo tempo em que a maioria de nós ama mais do que tudo uma caneca de café, pode ser uma boa dar uma segurada no hábito. A bebida geralmente contém acrilamida, um produto químico que pode aumentar o risco de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Se você deseja beber menos café, tente tomar mais chá verde.

Assistir TV demais no sofá

Maratonar sua série preferida pode colocar sua saúde em perigo. Pesquisa publicada no JNCI Cancer Spectrum sugere que haja uma relação entre ficar sentado muito tempo vendo TV e o risco de câncer colorretal entre os jovens. Se você tende a passar muito tempo no sofá é importante levantar e se movimentar de vez em quando.

Assistir TV demais no sofá

Maratonar sua série preferida pode colocar sua saúde em perigo. Pesquisa publicada no JNCI Cancer Spectrum sugere que haja uma relação entre ficar sentado muito tempo vendo TV e o risco de câncer colorretal entre os jovens. Se você tende a passar muito tempo no sofá é importante levantar e se movimentar de vez em quando.

Passar muito tempo em cidades poluídas

Pesquisa publicada no Diário de Medicina Investigativa descobriu que a poluição atmosférica pode estar relacionada ao desenvolvimento do câncer bucal. Evitar passar tempo demais em lugares com alta incidência de poluição pode ajudá-lo a se proteger do risco.

Usar xarope de milho

Quer um pouco de calda no seu doce? O xarope de milho com alta frutose é um substituto muito popular para o açúcar e o mel em todos os lugares do mundo. Apesar disso, pode ocasionar danos à sua saúde. O ingrediente tem potencial de promover o surgimento de tumores, segundo pesquisa publicada na revista Science. Pode ter chegado a hora de procurar uma alternativa.

Comer sanduíches de queijo

Os sanduíches de queijo são refeições rápidas de fazer. Mas talvez tenha chegado a hora de limitar a quantidade de queijo que você ingere. Pesquisa do Centro Lineberger de Câncer da Universidade da Carolina do Norte afirma que existe uma ligação entre as comidas com taxa alta de lipídios, como o queijo, e o câncer da próstata nos homens. As descobertas indicam que diminuir a ingestão de gorduras saturadas pode reduzir seu risco.

Comer ovo demais

Pesquisa da Universidade Nacional Autônoma do México sugere que os ovos podem conter aflatoxinas, que aumentam as chances de desenvolver câncer cervical em mulheres. Não é necessário repetir, uma dieta equilibrada é fundamental para se manter saudável.

Comer doces

Se você tem apetite por doce pode ter interesse em resistir a este impulso. Pesquisa da Universidade Rey Juan Carlos, em Madri, sugere que o consumo excessivo de açúcar pode deteriorar as células e levar a um maior risco de câncer. Manter o consumo de doces e açúcar ao mínimo é uma forma de manter o estado de bem-estar geral.

Não ir à academia

Ir para a academia de ginástica depois de um longo dia de trabalho pode ser a última coisa que você pensa em fazer. No entanto, manter-se ativo é uma parte essencial de um estilo de vida mais saudável. Pesquisa da Divisão de Câncer e Etiologia do Instituto de Pesquisa Beckman afirma que a atividade física pode diminuir o risco de câncer. Tente encontrar um tipo de exercício que você pode praticar com prazer, seja dançar, pedalar ou a yoga.

Fumar cigarro

É chegado o momento de acabar com seu vício? Fumar pode não apenas causar o câncer, pode também impedir que seu corpo combata a doença, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Parar de fumar quase sempre é muito mais fácil de falar do que de fazer, então é desejável que você converse com um médico sobre as etapas a seguir.

Conviver com fumantes

Seus amigos fumam? Fumando ou não, você pode estar exposto ao mesmo risco, se respirar passivamente a fumaça dos outros. Há mais de sete mil substâncias químicas diferentes na fumaça do cigarro, 69 das quais podem ser cancerígenas, segundo o National Cancer Institute. Evite ficar perto de seus amigos ou parentes quando estão fumando.

Ignorar altos níveis de stress

O stress é mais que um simples sentimento. É um perigoso problema de saúde. Os hormônios que o seu corpo produz quando você se sente estressado podem espalhar o câncer de mama, segundo uma pesquisa da Universidade da Basileia. Tomar medidas para controlar o seu stress é a melhor maneira de se beneficiar.

Não comer verduras

Você come verduras? Talvez devesse comer ainda mais. Deixar de comer a quantidade correta delas e ter uma dieta ruim em geral pode aumentar o risco de desenvolver o câncer, descobriu um estudo publicado no JNCI Cancer Spectrum. Manter uma dieta regular, balanceada e equilibrada, e ingerir as vitaminas que o seu corpo precisa ajuda a manter a saúde.

Não tomar sua dose de vitamina D

A vitamina D pode ser obtida com a exposição ao sol, por suplementos e em alguns laticínios. Não consumir o suficiente desta importante vitamina pode colocá-lo em desvantagem. Pesquisa da Universidade do Estado do Michigan sugere que esta vitamina ajuda que pacientes com câncer vivam mais. Converse com seu médico sobre como melhorar a sua ingestão.

Comer carne processada

Salsichas, salame, presunto, calabresa, pepperoni—tudo isso é carne processada. Pesquisas recentes publicadas no International Journal of Epidemiology sugerem que comer este tipo de alimentos com regularidade pode estar associado com a incidência de câncer colorretal. Por que não trocar estas carnes por fontes mais saudáveis de nutrientes, como tofu ou legumes?

Não consumir grãos integrais

Você consome sua porção diária de grãos integrais? Não consumir este tipo de alimento como parte das refeições tem uma provável ligação com alguns tipos de câncer, conforme pesquisa publicada no JNCI Cancer Spectrum. Farelo de trigo, aveia, trigo integral e centeio são todas excelentes fontes de grãos. Tente acrescentar mais destes alimentos básicos em sua dieta.

Usar o smartphone na cama

Antes que você vá para os lençóis para um instante para dar uma olhada na internet ou no seu telefone? É um hábito que valeria a pena reprimir. A tela do telefone expõe seus olhos à luz azul à noite, o que um estudo da Sociedade Endócrina sugere que pode representar um risco de câncer. Você deve priorizar desligar seu telefone antes de ir para a cama.

Cancelar seus planos com amigos

Quando você está ocupado com trabalho e outros compromissos ver seus amigos pode não ser a maior prioridade. No entanto, tenha cuidado de não se isolar socialmente porque há uma relação entre a solidão e uma maior chance de mortalidade por câncer entre homens e mulheres brancos, informou uma pesquisa publicada no American Journal of Epidemiology. Por que não fazer algum plano e chamá-los na semana que vem?

Ingerir um suculento taco

Está sentindo muita fome? Há poucas coisas que satisfazem mais que um taco bem recheadinho. As tortillas de milho, no entanto, podem conter venenos carcinogênicos como as aflatoxinas, segundo a Universidade Nacional Autônoma do México. Se você pode comer trigo substitua as de milho pelas tortilhas de farinha de trigo.

Beber água diretamente de um rio ou lago

A fonte da água que você bebe é muito importante. Beber a água de um rio, lago ou de um reserva que é tratada com cloro pode colocá-lo em um risco levemente maior de adquirir um câncer na bexiga, segundo a Sociedade Canadense do Câncer.

Fazer bronzeamento artificial

Pensa em ficar da cor do verão? Pode ser uma boa ideia evitar o bronzeamento artificial, que expõe você aos raios UV. Excessos deste tipo de exposição podem aumentar suas chances de adquirir câncer de pele, segundo a Sociedade Americana do Câncer. Ao invés de recorrer ao bronzeamento artificial, prefira os cremes bronzeadores.

Não comer frutas

As frutas são uma importante fonte de antioxidantes, portanto você deve comer mais delas. Antioxidantes bloqueiam os radicais livres no corpo, um risco potencial para suas células que pode levar potencialmente ao câncer, segundo o National Cancer Institute. Inclua em sua dieta as frutas que possuem maior potencial, como morangos, mangas e pêssegos.

Mascar tabaco

Ao mesmo tempo em que mascar tabaco provavelmente seja menos danoso que fumar, ainda assim pode colocar sua saúde em risco. O vício aumenta a incidência de câncer oral, esofágico e pancreático, segundo informação do National Cancer Institute. Se você masca tabaco regularmente, converse com seu médico sobre maneiras de cortar.

Fonte: msn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.