Veja o que é permitido e o que é proibido na hora de votar

 No dia 15 de novembro, 147,9 milhões de brasileiros poderão votar para prefeitos e vereadores em 5.568 municípios. Apenas no estado de ...

Por AGENCIASENADO

Publicado em:

 No dia 15 de novembro, 147,9 milhões de brasileiros poderão votar para prefeitos e vereadores em 5.568 municípios. Apenas no estado de Mato Grosso haverá a escolha de um senador. A eleição será decidida nesse dia mesmo no caso das cerca de 57 mil vagas para vereador; da vaga de senador e dos cargos de prefeito e vice-prefeito das cidades com menos de 200 mil eleitores.

Como, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, a votação no Brasil se dá eletronicamente, a apuração não demora a começar, e muitos resultados poderão ser conhecidos ainda no domingo.

Entenda as regras do segundo turno e as modalidades de voto

As cadeiras nas câmaras municipais são disputadas no sistema proporcional, sem direito a coligação entre partidos, enquanto as prefeituras vão ser preenchidas por meio do sistema majoritário, com direito a coligação. A vaga de senador é preenchida igualmente por meio do sistema majoritário.

No sistema proporcional, há uma série de regras para a divisão dos votos pelos partidos e candidatos; na eleição majoritária, ganha quem tiver o maior número de votos, mas há dois tipos de maioria.

Nas cidades de menor porte, só será exigida, para a eleição do prefeito, que o candidato consiga a maioria simples dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). Basta que seja um voto a mais do que o segundo colocado. Já nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde não for alcançada a maioria absoluta na votação para prefeito, será realizado um segundo turno no dia 29. Para atingir a maioria absoluta, os candidatos devem conseguir ultrapassar a metade dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

No dia da votação

Horário: das 7h às 17h. Quem estiver na fila às 17h poderá votar, mesmo que só chegue à urna depois do horário. Para pessoas com 60 anos ou mais, o horário entre 7h e 10h é preferencial.

Fonte: AGENCIASENADO

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.