Deputado Jesuíno obtém conquistas para militares durante reunião na Casa Civil

Após duas reuniões nesta sexta-feira (16), o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) conquistou para os militares o que há muito ...

Por Assessoria

Atualizado em:

Após duas reuniões nesta sexta-feira (16), o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) conquistou para os militares o que há muito tempo já se vinha buscando: a exigência de o aluno ter curso superior para ingressar na PM. Primeiramente, o parlamentar havia se reunido, em seu gabinete, com membros da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e o representante R. Guimarães, da Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (Assfapom).

Primeira reunião

Em seu gabinete, Boabaid comentou com os membros da Asof e o representante da Assfapom, sobre a importância do Projeto de Lei (PL) de autoria do Detran, onde os militares serão beneficiados com gratificações para aqueles que, nas folgas, atuarem de forma voluntária nas operações Lei Seca.

O CEL PM Lisboa afirmou que as operações Lei Seca são importantes e dão certo pois é uma ação integrada, onde cada membro respeita sua competência e sabe que um depende do outro. “Nós tínhamos um altíssimo índice de acidentes na Capital, e com a Lei Seca reduzimos drasticamente os números, mas agora os números estão subindo novamente” comentou CEL PM Lisboa.

O oficial comentou ainda sobre a necessidade de se ter um oficial da PM durante as operações da Lei Seca, pois algumas eventualidades podem ocorrer, defendendo ainda que o comandante da guarnição seja um oficial.

O deputado Jesuíno, por sua vez, comentou que desde que a Lei Seca começou a ser realizada, os militares estão trabalhando de forma voluntária e gratuita. Houve acordo com o Governo do Estado de que os militares teriam os pagamentos de horas extras suspensos, mas que não iriam ser submetidos a escalas abusivas, o que aconteceu e vem acontecendo até os dias atuais. “A Polícia Militar do Estado de Rondônia viveu anos de amargura, e nós, militares, sabemos disso. Policiais sendo escalados para trabalhar em eventos sem receber qualquer valor por isso. Hoje temos um mandato e através do diálogo com o Governo conseguimos várias conquistas” comentou Boabaid.

O parlamentar relatou ainda a longa reunião com Antônio Manoel Rebello de Chagas, diretor adjunto do Departamento de Trânsito (Detran), onde após várias horas debatendo, chegou-se aos valores que deverão ser pagos aos militares que participarem das operações Lei Seca. “Este projeto é do Detran e, felizmente, os militares foram inclusos. Se esse projeto não passar na ALE/RO, os miliares serão prejudicados, pois continuarão trabalhando de forma gratuita” disse Jesuíno.

Segunda reunião

O deputado Jesuíno Boabaid encerrou a reunião em seu gabinete e foi, juntamente com os membros das associações foram até o Centro Político Administrativo (CPA), onde se encontraram com o Chefe da Casa Civil, Emerson Castro. Nesta segunda etapa, foi explicado ao secretário a importância dos policiais nas operações, pois o número de pessoas que bebem e dirigem é alto, e a presença dos militares é de suma importância.

Ficou acertado do executivo encaminhar para a Assembleia Legislativa, na próxima terça (20), dois Projeto de Lei, sendo o primeiro deles tratando sobre a exigência de os cidadãos que quiserem ingressar na carreira militar (praças) possuírem curso superior e os policiais militares que forem promovidos à oficiais, bem como os cidadãos que queiram ingressar no quadro de oficiais, possuírem o curso de bacharel em direito, sendo que esta é uma luta que a Assfapom vem travando há vários anos. O outro projeto é o que trata sobre a gratificação para os militares que atuarem na Lei Seca, com valores justos a serem pagos.

Boabaid e todos os demais presentes se deram por satisfeitos, pois sabem que estas conquistas melhorarão o trabalho dos militares e refletirá na prestação de serviço à comunidade, principalmente no que se refere aos futuros militares com graduação acadêmica, pois atenderão os cidadãos com mais diálogo.

O deputado concluiu a reunião afirmando: “O cenário financeiro em que o país se encontra não é dos melhores e, estas mudanças, não afetará a economia do nosso Estado. Policiais valorizados com salários em dia e atendendo bem a comunidade, isto é fruto de muito trabalho e diálogo” finalizou.

FOTOS:

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.