Rondônia completa 40 anos de criação

O Estado de Rondônia, o terceiro mais populoso da região Norte, celebra nesta quarta-feira (22) seus 40 anos de criação. A ...

Por G1/RO

Publicado em:

O Estado de Rondônia, o terceiro mais populoso da região Norte, celebra nesta quarta-feira (22) seus 40 anos de criação.

A luta pela criação de Rondônia iniciou através da Lei nº 411 de 1969, que estruturou os territórios federais. Naquela época, muitos políticos despertaram, aos poucos, o anseio pela criação de uma nova unidade federativa.

Mesmo com o ‘apelo’ de deputados, o governo federal tinha receio em uma transição para administração própria, pois ao criar um novo estado federativo, o recurso ‘nacional’ teria uma divisão maior.

Foi em 22 de dezembro de 1981 que Rondônia foi elevado à categoria de estado. A criação foi por meio do Projeto de Lei Complementar e aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. No entanto, a instalação oficial do estado ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982.

No ano da criação, o estado era constituído por 13 municípios – Porto Velho (capital), Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Costa Marques, Espigão D’Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Vilhena. Esses municípios já existiam aqui porque, antes de se tornar estado, Rondônia passou 39 anos como território federal.

A ideia do nome ‘Rondônia’ foi proposta pela primeira vez em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon, as linhas telegráficas.

O estado também homenageia Marechal Cândido Rondon, expedicionário e patrono das comunicações. Marechal Rondon foi quem acompanhou o grupo que fazia pesquisa topográfica para demarcar estradas e a instalação de postes da linha telegráfica.

Já a bandeira que representa Rondônia foi escolhida através de um concurso, em dezembro de 1981. O vencedor foi Sílvio Carvajal Feitosa, que na época tinha 17 anos.

Bandeira de Rondônia foi escolhida através de concurso — Foto: Daiane Mendonça

Bandeira de Rondônia foi escolhida através de concurso — Foto: Daiane Mendonça

A bandeira de Rondônia ficou composta pelas quatro cores da bandeira do Brasil e está dividida horizontalmente em duas metades. Na metade superior predomina o azul, enquanto no centro há uma estrela de cinco pontas branca. As pontas da estrela ultrapassam o limite da parte azul, invadindo a metade inferior da bandeira.

A metade inferior da bandeira é divida em três partes, sendo um triângulo verde e outras duas partes de triângulos amarelos.

1ª sede do governo

 

O Palácio Getúlio Vargas, localizado em Porto Velho, foi a primeira sede do poder executivo de Rondônia.

O primeiro governador a ocupar a cadeira do prédio, em 1982, foi o coronel Jorge Teixeira de Oliveira.

Assista abaixo a história do Palácio Getúlio Vargas, que hoje funciona como Museu da Memória Rondoniense:

Depois de se tornar estado, o crescimento de Rondônia não parou e, em 40 anos, foram criados mais 39 municípios.

A capital Porto Velho tem o peso econômico, com quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB), e cerca de 550 mil habitantes, o que equivale a quase 30% da população do estado. Enquanto isso Ji-Paraná, que é a segunda maior cidade, tem 130 mil.

Fonte: G1/RO

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.