Mulheres de Jaru, RO, podem agendar exames de mamografia no Hospital de Amor

Exames de mamografia foram disponibilizados para cem mulheres com idades entre 40 e 49 anos, moradoras em Jaru (RO), distante ...

Por G1

Publicado em:

Mulheres de Jaru, RO, podem agendar exames de mamografia no Hospital de Amor

Exames de mamografia foram disponibilizados para cem mulheres com idades entre 40 e 49 anos, moradoras em Jaru (RO), distante 290 quilômetros de Porto Velho, durante a campanha do Outubro Rosa. Os exames serão realizados no Hospital de Amor em Ji-Paraná (RO), após consulta em uma unidade de saúde de Jaru e agendamento através do sistema de regulação.

A Secretaria Municipal de Saúde em Jaru e o Hospital de Amor em Ji-Paraná atenderão cem mulheres com idade entre 40 e 49 anos com exame de mamografia nas ações do Outubro Rosa. mEdleusa Souza, secretária executiva da saúde, disse que apesar da oferta, a procura pelo agendamento tem sido baixa.

“Até agora apenas 15 mulheres foram cadastradas para realizar o exame. Estamos nos organizando para termos pelo menos 24 pacientes agendados para o dia 22”, disse.

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que o exame seja ofertado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Segundo Edleusa, o município realiza em média 60 exames em mulheres nesta faixa etária e atualmente não existe uma fila de espera.

Este é um preventivo que deve ser realizado a partir dos 40 anos, se não houver histórico de câncer de mama na família. Caso haja, a recomendação é que seja feito anualmente após os 35 anos de idade.

As interessadas devem procurar unidades básicas de saúde da cidade. O agendamento será realizado pelo médico através do sistema de regulação.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.