Domingo, 25 de Outubro de 2020

Em menos de quatro anos Porto Velho passou de 23 mil para quase 100 mil pontos de iluminação

Geral - quinta-feira, 15/10/2020 às 13h51min
Em menos de quatro anos Porto Velho passou de 23 mil para quase 100 mil pontos de iluminação
Imagem .GIF que ilustra campanha publicitária do Governo de Rondônia ao combate contra o Coronavírus.

Quando Hildon Chaves (PSDB) assumiu a prefeitura de Porto Velho em 2017 havia no município 23 mil pontos de iluminação. Era comum o morador, além de pagar a taxa de iluminação pública, comprar lâmpadas para colocar nos postes em frente à sua residência para poder contar com o mínimo de segurança. Hoje essa realidade mudou, e nas ruas da capital e dos distritos há aproximadamente 100 mil lâmpadas.

Esse balanço foi apresentado durante uma live feita pelo prefeito Hildon Chaves, que concorre à reeleição. Ele explicou que nos distritos e pequenas localidades a situação era muito pior do que na capital, e em algumas vilas a escuridão era total.

De acordo com o cruzamento de dados do Ministério Público e da Emdur, os números mostram a redução da criminalidade de forma significativa. Furtos tiveram uma redução de 69,24% em um comparativo de 2016 com as parciais de 2020. Nesse mesmo período, o índice de roubos caiu 72% e o de estupro 75,9%.

Hildon Chaves explicou que, além de mudar completamente o visual noturno da cidade, a iluminação pública trouxe segurança e dignidade. “Anteriormente os distritos e pequenas comunidades ficavam com o refugo, quando se tratava de iluminação. Agora isso mudou. A mesma qualidade do material colocado na capital é levada a todas as localidades”, adiantou.

Ele contou que a decisão de investir em iluminação pública foi tomada durante sua primeira campanha eleitoral, quando participou de muitas reuniões durante a noite, na época em que a escuridão dominava a cidade. “Iniciamos esse trabalho de forma acelerada e chegamos a este patamar. Porto Velho não deve nada a nenhuma capital brasileira nesse quesito”, acrescentou o candidato.

Hildon Chaves explicou que a iluminação na avenida Jorge Teixeira está sendo feita em parceria com o governo federal e com a Energisa, sendo que a empresa investiu em lâmpadas de led e a prefeitura entrou com o material mais caro, como a fiação e a adição de mais 130 postes. O trabalho deve ser concluído ainda nesta semana.

No Espaço Alternativo todas as antigas lâmpadas amarelas estão sendo retiradas e substituídas por brancas, mais harmônicas e que consomem menos energia. Já foi iniciada a obra no Trevo do Roque, onde serão adicionados mais 107 postes, deixando o local todo iluminado. Além disso, a BR-364 está iluminada até o Bairro Novo e também até a Unir. A ponte sobre o rio Madeira e o viaduto da Três e Meio também ficam totalmente claros durante a noite.

Voltando a falar dos distritos, para onde havia o hábito de levar restos do material usado na capital, Hildon Chaves explicou que em dois anos foi instalada mais iluminação do que em toda a história de Porto Velho. “Temos distritos que hoje estão 18 vezes mais iluminados do que em 2016”, pontuou o candidato.

Na live, a internauta Cris Ribeiro elogiou o trabalho da Emdur, dizendo que a comunidade de Terra Santa foi atendida com 100% de iluminação pública. “Muitas pessoas falam que o prefeito não está fazendo nada mais do que sua obrigação. É verdade. Mas se cada gestor que me antecedeu tivesse feito sua obrigação teríamos uma capital muito melhor do que a que nós recebemos”, finalizou o candidato Hildon Chaves.

Fonte: Assessoria
Imagem .GIF que ilustra campanha publicitária do Governo de Rondônia ao combate contra o Coronavírus.


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email

Banner publicitário Doutor Potência