Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2021

Detran alerta sobre obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança

Geral - quinta-feira, 08/07/2021 às 09h42min
Detran alerta sobre obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança
Foto: Divulgação

Os motociclistas e os caronas são as principais vítimas de acidentes de trânsito. Pensando na segurança desse público, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), está promovendo orientação nas principais ruas de Porto Velho e de cidades do interior. Na última quarta-feira (7), a ação denominada “intervenção motociclista a bordo” aconteceu no cruzamento das  Avenida 7 de Setembro com a Rua Campo Sales.

Banner publicitário da ampanha de prevenção e combate ao coronavírus VIII - Governo de Rondônia

O diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, ressaltou a importância do trabalho de orientação ao motociclista, tendo em vista que esse tipo de veículo proporciona mobilidade ao condutor para que chegue mais rápido ao seu destino, principalmente profissionais que trabalham serviços de entregas. “É comum vê-los no trânsito furando o sinal vermelho ou fazendo manobras perigosas desrespeitando a legislação de trânsito”, afirmou Neil Gonzaga.

Ainda conforme Gonzaga, trafegar de motocicleta respeitando todas as normas de trânsito já é um risco, tendo em vista a instabilidade do veículo de duas rodas, por isso, a importância dos equipamentos básicos de segurança para o motociclista e também para o carona. O capacete é um item obrigatório para os dois.

Além de obrigatório, o capacete deve seguir padrões reconhecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), deve ajustar a cabeça da pessoa e sempre usá-lo afivelado para que em caso de queda, permaneça ajustado e fazendo a proteção da cabeça. A falta do capacete ou usá-lo de forma incorreta é infração grave.

O capacete deve contar também as faixas reflexivas dos lados. O diretor alerta que é muito comum ver pilotos usando o capacete, mas se a viseira ou queixeira estiver levantada, sem os óculos de proteção nos modelos abertos, ou com viseira fumê durante a noite consideram-se infrações leves. O ideal é adquirir capacete confeccionado em fibra, por ser mais resistentes.

O motociclista deve usar calçados fechados para pilotar a motocicleta, além de permitir mais firmeza no uso dos pedais, protegem mais os pés em caso de queda. As roupas adequadas como jaquetas, calças e luvas também fazem parte dos equipamentos de segurança. Fonte: GOVERNO DE RO


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email

Banner publicitário Doutor Potência