Piracicaba atinge meta do MEC de crianças de 0 a 3 anos em creches, mas 229 ainda esperam por vaga

De acordo com dados da Prefeitura de Piracicaba (SP), a cidade atingiu a meta do Ministério da Educação (MEC) que ...

Por G1

Publicado em:

Piracicaba atinge meta do MEC de crianças de 0 a 3 anos em creches, mas 229 ainda esperam por vaga

De acordo com dados da Prefeitura de Piracicaba (SP), a cidade atingiu a meta do Ministério da Educação (MEC) que propõe que 50% das crianças entre 0 e 3 anos do município estejam matriculadas em creches cinco anos antes do prazo, que vai até 2024. Apesar disso, segundo a Secretaria de Educação, existem ainda 229 crianças na fila por uma vaga.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apontam que as 89 escolas municipais de educação infantil de Piracicaba somam 10.881 crianças atendidas, o que, segundo a prefeitura, corresponde a 61,06% da demanda local.

Segundo a administração municipal, outras 1.944 crianças estão na rede privada, totalizando 71,82% do número de crianças nesta faixa etária no município. De acordo com o Plano Nacional de Educação do MEC, a média nacional é de 34,3%.

Apesar disso, a cidade ainda não conseguiu atender a demanda municipal. Segundo a Prefeitura, no mês de outubro de cada ano são abertas inscrições para as vagas na educação infantil de Piracicaba para o ano letivo seguinte. Em 2018, foram inscritas 4.504 crianças e, dessas, 229 ainda não foram atendidas.

Em nota, a administração afirmou que “há preocupação da Prefeitura de Piracicaba em ampliar a capacidade de atendimento na educação infantil. A cidade conta, atualmente, com 89 escolas para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos, mas esse número vai aumentar.”

A prefeitura disse ainda que está em construção uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para atender moradores do conjunto habitacional Vida Nova e já foi homologado o contrato para a construção de outra escola infantil no bairro Tatuapé.

Câmara quer detalhamento das vagas
A Câmara Municipal aprovou um requerimento no início do mês questionando os números da prefeitura, solicitando informações detalhadas sobre a matrícula dessas crianças. O vereador Laércio Trevisan Junior (PL), autor do pedido, afirma que a intenção é saber quantas delas estão em creches de período integral ou apenas meio período.

“Se tivermos, por exemplo, 50% que usam meio período, esse número de crianças que ainda precisam de vaga vai subir. Na realidade, quem está em meio período quer uma vaga integral. Você já viu pai e mãe trabalhando meio período?”, questiona.

A Prefeitura informou que o requerimento, que questiona também a razão de ainda existirem crianças sem vagas em creches da cidade, será respondido.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.