O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta terça-feira (24) que 16 países retiraram as restrições à importação de carne de aves brasileira, após o Brasil adotar os protocolos internacionais necessários para a erradicação da gripe aviária. O Brasil foi considerado livre da doença após cumprir o prazo de 28 dias sem novos registros da doença em granjas comerciais.
Entre os países que suspenderam as restrições estão Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã. O único caso registrado de gripe aviária foi detectado em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.
Apesar da retomada das exportações para esses 16 países, ainda existem 14 países, além da União Europeia, que mantêm o embargo total à carne de aves do Brasil. Outros 19 países, como o Reino Unido, impuseram suspensão restrita, permitindo a importação apenas da carne proveniente de outras regiões que não o Rio Grande do Sul. Catar, Emirados Árabes Unidos e Jordânia também suspenderam a exportação exclusivamente para o produto oriundo de Montenegro.
O Ministério da Agricultura continua trabalhando para fornecer informações técnicas aos países importadores e garantir a retomada plena das exportações de carne brasileira, mantendo a segurança sanitária.
O que é a gripe aviária?
A gripe aviária é uma doença que afeta principalmente aves, mas também pode ser detectada em mamíferos. A transmissão ocorre por contato direto com aves doentes ou materiais contaminados. Embora rara, a gripe aviária pode ser transmitida aos seres humanos, mas as autoridades de saúde garantem que carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados de maneira adequada.
Veja também:
📰 Acompanhe mais conteúdos diários no Jornal Rondônia – O seu jornal eletrônico Rondoniense!