Governo tem até hoje para liberar 13° dos aposentados e pensionistas

Com o impasse no orçamento de 2021, o Governo Federal deve antecipar o 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto ...

Por ISTO É

Publicado em:

Com o impasse no orçamento de 2021, o Governo Federal deve antecipar o 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) somente em maio.

O governo teria até esta quinta-feira (15) para resolver o imbróglio do orçamento e acertar, na lei orçamentária, a antecipação do benefício em abril, o que não deve ocorrer.

O mais provável é que a antecipação do 13º salário dos aposentados – medida vista pelo governo para injetar dinheiro na economia, além, é claro, de ajudar as famílias durante a crise da pandemia – fique para maio.

A data se refere ao período de encerramento dos cálculos de gastos regulares que serão realizados pela Previdência com a folha no mês de abril, procedimento que é realizado sempre na primeira metade de cada mês do ano. Passado esse prazo, se houver antecipação, ficaria para o mês que seguinte.

O calendário de pagamentos regulares de abril do INSS terá início no dia 26 e será concluído em 7 de maio, o que, em tese, daria ao governo mais alguns dias para resolver o problema dos aposentados.

O fato é que o processamento da folha de pagamento começa antes, com uma etapa de cálculos feitos pelo Datraprev, empresa de tecnologia da Previdência Social. O período de cálculo de abril se encerra nesta quinta-feira (15), segundo nota do órgão.

Caso o governo não consiga viabilizar o dinheiro prometido aos aposentados até hoje (quinta-feira, 15), a próxima rodada de pagamentos do mês que vem terá início no dia 25 de maio, ou seja, a gestão ganha mais um mês para liberar os recursos ao INSS.

Fonte: ISTO É

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.