Em Manaus, gasolina ‘sem imposto’ será vendida a R$ 2,68 nesta sexta (14)

Distribuição de senhas para os primeiros 400 motoristas inicia às 7h no Autoposto Ipiranga São Francisco, na Zona Centro-Sul; ação buscar conscientização sobre 'abusos' no preço do combustível

Por A Crítica

Publicado em:

Um movimento liderado por ativistas irá oferecer uma manhã de ‘gasolina sem imposto‘, em Manaus, nesta sexta-feira (14). A distribuição de senhas para os primeiros 400 motoristas inicia às 7h no Autoposto Ipiranga São Francisco, localizado na rua Valério Botelho de Andrade, no São Francisco, Zona Centro-Sul. Ao todo, serão disponibilizados 4 mil litros do combustível com preço de R$ 2,68, o litro.

De acordo com um dos organizadores do movimento “Mais Amazonas, Menos impostos”, Artur Fonseca, presidente do Instituto Ajuricaba, o objetivo da ação é conscientizar a população de que a principal razão do alto preço dos combustível é a grande alíquota de impostos estaduais e federais. “Atualmente cerca de 44% do preço da gasolina é formada por tributos, e isso onera principalmente o bolso dos mais pobres” afirma Fonseca.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que representa entre 20% a 30% do valor da gasolina, combustível mais consumido do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), está sendo alvo de críticas desde o início de fevereiro deste ano. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se posicionou favorável a uma possível redução de tributos federais sobre a gasolina, caso governadores abrissem mão da arrecadação do ICMS.

“Nosso objetivo é que a população de Manaus saiba o quanto economizaria caso o peso dos impostos no preço da gasolina não fosse tão grande” afirmou Vivianne Santos, coordenadora regional do Students for Liberty Brasil.

“Por isso, além da venda de combustível sem imposto, também haverá no local um trabalho de conscientização tributária para os pedestres e motoristas”, finaliza a coordenadora.

Fonte: A Crítica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.