GATO: Ceron continua com ações para identificar furtos de energia em residências e comércios de Porto Velho

A Ceron continua as operações para identificar e combater possíveis furtos e fraudes de energia elétrica. Nas primeiras realizadas, com ...

Por Jornal Rondônia

Atualizado em:

A Ceron continua as operações para identificar e combater possíveis furtos e fraudes de energia elétrica. Nas primeiras realizadas, com auxílio da Polícia Civil, foram constatadas 60 fraudes. A ação iniciou no dia 16 na Capital e no interior, com reforço de 88 equipes para fiscalizar residências, empresas e comércios. Os famosos “gatos” são responsáveis por um desvio de energia que chega a 28%, o que causa um aumento de 14% na tarifa de toda a população.

Na Capital, a fiscalização teve início na área central com pelos menos 10 eletricistas. Em menos de 30 minutos de inspeção, eles flagraram duas empresas cometendo o crime de furto de energia. No primeiro caso, os fiscais constataram que a instalação elétrica de um restaurante localizado na Avenida Duque de Caxias com Terreiro Aranha, estava ligada direto ao poste de energia sem passar pelo medidor.

Em outra inspeção, os fiscais encontraram uma irregularidade sendo cometida em uma gráfica, localizada na Avenida Terreiro Aranha. A empresa também estava sendo abastecida com a energia elétrica sem a fiação passar pelo relógio medidor.

O gerente do departamento de combate a perdas, Willian Barroso, explica que a fiscalização inicia no relógio onde é verificado o ramal que vai até o padrão para saber se está havendo o desvio de energia. “No medidor, o eletricista coloca um aparelho e consegue saber se o equipamento foi danificado ou não. A partir daí a gente faz os procedimentos de regularização e registro da ocorrência”, explicou o gerente.

No último sábado (1), a Ceron realizou operação na zona leste de Porto Velho para identificar possíveis furtos e fraudes de energia elétrica. Com o apoio da Policia Civil, 13 equipes foram mobilizadas para fiscalizar residências e comércios da região.

Ao todo foram encontradas 20 fraudes em comércios como academia, açougue e distribuidora de bebidas. Foram registrados boletins de ocorrências e realizadas pericias em cinco estabelecimentos.

Nesta segunda-feira (10), a equipe seguiu para os bairros Tancredo Neves e São Francisco, na Zona Leste da Capital, onde acontecem as fiscalizações em residências, comércios e empresas.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.