Óleo que atingiu praias do Nordeste não é brasileiro, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta segunda-feira (7) com ministros e comandantes das Forças Armadas para discutir o aparecimento ...

Por G1

Publicado em:

Óleo que atingiu praias do Nordeste não é brasileiro, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta segunda-feira (7) com ministros e comandantes das Forças Armadas para discutir o aparecimento de manchas de óleo em praias do Nordeste. O encontro aconteceu na sede do Ministério da Defesa.

Após a reunião, Bolsonaro disse a jornalistas que as manchas de óleo estão sendo “analisadas” desde 2 de setembro. Ele afirmou que trata-se de uma investigação “bastante complexa” e frisou que o óleo não é produzido e nem comercializado no Brasil.

Segundo o presidente, o aparecimento das manchas pode ter origem criminosa ou acidental. De acordo com ele, existe um país “no radar”, mas Bolsonaro não quis dizer qual.

“Pode ser algo criminoso, pode ser um vazamento acidental, pode ser um navio que naufragou também. Agora, é complexo. Temos, no radar, um país que pode ser o da origem do petróleo e continuamos trabalhando da melhor maneira possível”, declarou.

Bolsonaro acrescentou que cerca de 140 navios fizeram o trajeto pela região, mas não disse em qual período. O presidente afirmou que, em situações como essa, “seria natural” o comandante – da possível embarcação que teria derramado o óleo – informar sobre o ocorrido.

“Acidentes acontecem, mas, infelizmente, com o navio que aconteceu isso, com o possível navio – pelo que tudo demonstra, não veio também, pelo que parece, não veio de vazamento de plataforma – infelizmente isso não aconteceu”, lamentou.

Sobre o turismo, Bolsonaro afirmou que, com toda certeza, haverá impacto negativo no setor na região. “Se eu estivesse em viagem para lá, a gente não iria”, emendou.

Bolsonaro disse que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, não está na região, mas está ciente da situação. Quando questionado sobre se o ministro, que foi denunciado no caso das candidaturas-laranja do PSL, permanecerá no cargo, Bolsonaro encerrou a entrevista.

Na sequência o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, conversou rapidamente com jornalistas. Disse que, até o momento, nada é conclusivo nas investigações sobre as manchas de óleo nas praias nordestinas.

“Nada é ou está conclusivo. Isso é importante. A causa não é isso, não é aquilo. Então, está sendo investigado. Já foi aberto o inquérito em relação a isso”, declarou.

Participaram presencialmente da reunião em Brasília os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Augusto Heleno (Segurança Institucional), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e os comandantes Edson Leal Pujol (Exército) e Antonio Bermudez (Aeronáutica).

O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e o comandante da Marinha, Ilques Barbosa, participaram da audiência por videoconferência. Salles está em Sergipe, para onde viajou a fim de fazer um sobrevoo pelo litoral. Ilques Barbosa está no Rio de Janeiro.

Manchas de óleo no Nordeste: o que se sabe sobre o problema

No sábado (5), Bolsonaro determinou a investigação das causas e dos responsáveis. As investigações são conduzidas pela Polícia Federal, Ministério da Defesa, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O presidente fixou prazo de 48 horas, encerrado nesta segunda, para a apresentação dos dados coletados e as providências adotadas até o momento.

Bolsonaro determina investigação sobre manchas de óleo no Nordeste

As manchas de petróleo têm aparecido em praias nordestinas desde o início de setembro e já atingiram 132 localidades, em 61 municípios de 9 estados. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a mesma substância está poluindo a costa brasileira.

A Marinha está fazendo o monitoramento de navios para identificar a origem do óleo que está poluindo as praias. Análises preliminares indicaram que se trata de petróleo cru, que não é produzido no Brasil.

Queimadas na Amazônia

No encontro, segundo a assessoria do Palácio do Planalto, as autoridades também monitoraram os resultados da Operação Verde Brasil, que tem como foco o combate a incêndios nos estados da Amazônia Legal.

O presidente Jair Bolsonaro disse que deve haver uma diminuição na média de focos de incêndio na região.

“Devemos ter a menor média dos meses de setembro, bem como, a menor média desde o século passado. As Forças Armadas e demais órgãos agiram na hora certa, porque os incêndios e os focos de calor são uma constante na região por vários aspectos”, declarou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.