Governo autoriza 63 agrotóxicos, sendo sete completamente novos

O governo federal autorizou 63 agrotóxicos nesta terça-feira (17). A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União). Desse ...

Por R7

Publicado em:

Governo autoriza 63 agrotóxicos, sendo sete completamente novos

O governo federal autorizou 63 agrotóxicos nesta terça-feira (17). A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Desse total, 56 são genéricos, ou seja, com base em ingredientes ativos que já estavam presentes em outros produtos existentes no mercado e 7 são completamente novos.

Entre as novas substâncias estão o produto técnico (para uso industrial) e o produto formulado (pronto para uso na lavoura) à base do ingrediente ativo Fluopriram, que poderá ser usado para combater nematoides nas culturas de batata, café, cana, milho e soja e fungos nas culturas de algodão, feijão, e soja.

O produto é uma molécula com atividades fungicida e nematicida altamente eficaz e estava há 10 anos na fila esperando a análise do pleito de registro.

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o objetivo é “aprovar novas moléculas, menos tóxicas e mais ambientalmente corretas, e assim substituir os produtos antigos, além da liberação de produtos genéricos”.

Número de registros

Com a publicação desta terça, chega a 325 o número de registros liberados em 2019.

Do total de produtos registrados no ano, 185 são produtos técnicos, ou seja, destinados exclusivamente para o uso industrial. Outros 140 são produtos formulados, aqueles que já estão prontos para serem adquiridos pelos produtores rurais mediante a recomendação de um engenheiro agrônomo. Destes, 14 são produtos biológicos e orgânicos.

Fonte: R7

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.