Exército inicia operação para combater queimadas em reserva de 95 mil hectares, em RO

O Exército Brasileiro (EB) iniciou nesta segunda-feira (26) uma operação com 100 militares para combater as queimadas na reserva estadual ...

Por G1

Publicado em:

Exército inicia operação para combater queimadas em reserva de 95 mil hectares, em RO

O Exército Brasileiro (EB) iniciou nesta segunda-feira (26) uma operação com 100 militares para combater as queimadas na reserva estadual Jacundá, em Porto Velho. A área de preservação é uma das atingidas pelos incêndios florestais.

Exército inicia operação para combater queimadas em reserva de 95 mil hectares, em RO
Exército inicia operação para combater queimadas em reserva de 95 mil hectares, em RO

Segundo o EB, a ação na reserva florestal faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), na última sexta-feira (23), com objetivo de controlar as queimadas na Amazônia.

A reserva Jacundá é uma unidade de preservação do estado e está localizada em Porto Velho. Criada em 1996, a reserva tem uma área de 95 mil hectares de floresta e há vários meses são registrados focos de incêndio dentro da Jacundá.

Desde o sábado (24) o Exército estava montando o acampamento dentro da reserva para iniciar a operação, chamada de Verde Brasil. Nesta segunda, os soldados começaram o trabalho de combate às chamas.

Nos próximos dias, os soldados atuarão na base montada dentro da reserva, que contará ainda com apoio de um Posto de Comando com acesso à internet, onde vai permitir comunicação com Porto Velho. A ação também terá apoio dos Bombeiros e Prevfogo.

No local haverá Posto de Saúde, Refeitório, Dormitórios e disponibilidade de um helicóptero para quem atuar na operação.

A atuação do Exército no combate aos incêndios veio após um pedido feito pelo próprio governo do estado.

A operação ainda deve abranger todo o estado de Rondônia e do Acre, e durante todo o processo cerca de 900 homens e mulheres devem estar envolvidos nos trabalhos de combate aos incêndios.

Nesta operação o Exército terá apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que desde sábado vem utilizando duas aeronaves para jogar água nos locais com focos de incêndio, incluindo a reserva Jacundá.

De acordo com a FAB, as aeronaves modelo C-130 Hércules tem um equipamento composto por cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião, podendo carregar até 12 mil litros de água.

As queimadas na região da Amazônia registraram aumento de 82% entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Dados do órgão também mostram que, antes mesmo do final do mês, agosto já registra mais focos de queimadas na Amazônia que a média dos últimos 21 anos.

GLO do fogo
O presidente Jair Bolsonaro assinou, na última sexta-feira, um decreto autorizando o envio de homens das Forças Armadas para atuar nos estados da Amazônia. O decreto do presidente vale para toda a Amazônia Legal, da qual fazem parte os estados da Região Norte, além do Mato Grosso e Maranhão.

De acordo com a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010.

Nesta semana, a Nasa divulgou várias imagens que mostram pontos de queimadas em Rondônia. A fumaça pôde ser vista do espaço.

Ameaça à saúde pública
Por causa da intensa fumaça das queimadas, Porto Velho foi um um dos municípios mais atingidos pela poluição do ar. A capital está encoberta pela fumaça desde o começo de agosto.

Segundo as autoridades, a poluição da fumaça é uma ameaça real à saúde da população, devido ao monóxido de carbono (CO).

O Hospital Infantil Cosme e Damião, que atende a todo o estado, diz que foram realizados 120 atendimentos de crianças com problemas respiratórios de 1 a 10 de agosto. Já até o dia 20, na última terça-feira, eram 380 atendimentos.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.