Carteira de trabalho digital: Aprenda agora como fazer

A Carteira de Trabalho Digital já está valendo. Assim como a maioria dos documentos, agora é a vez do Carteira ...

Por R7

Atualizado em:

Carteira de trabalho digital Aprenda agora como fazer.jpg

A Carteira de Trabalho Digital já está valendo. Assim como a maioria dos documentos, agora é a vez do Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ganhar sua versão digital pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Economia (MTE). A novidade foi aprovada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, e acabou publicada no mês passado mais precisamente no dia 24 de setembro, no Diário Oficial da União.

O melhor desta nova versão da carteira é que ela possui a mesma validade da versão em papel – além de deixar a vida mais prática para empresas e empregados, utilizando apenas o eSocial. Basta lançar as informações no sistema que tudo será migrado para a carteira digital do trabalhador.

Só não pode jogar a carteira de papel fora, está certo? Mantenha ela para assegurar seus registros mais antigos!

Vamos ver como fazer a carteira de trabalho digital? Bora lá!

* Vá no site Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Economia e clique em “Quero me Cadastrar”!

* Na página “Primeiro Acesso” é hora de informar seus dados pessoais. Caso seja estrangeiro, não esqueça de selecionar “Não Sou Brasileiro”!

* Valide os dados para garantir sua segurança respondendo corretamente as perguntas da tela.´Acabou? Clique em “Continuar”!

* Hora de validar! Você pode receber sua senha provisória através do e-mail ou por SMS. Após escolher uma das opções e marcá-la, clique em “Continuar”!

* Você vai receber um código de validação que deverá ser inserido no campo apropriado (aonde diz “Código de validação recebido”). Depois disso, clique em “Validar Cadastro”!

* Chegou o momento de criar uma senha!Faça a mais segura possível, com caracteres maiúsculos e minúsculos, números e símbolos! Clique em “Crie uma senha” para seguir!

* Use essa senha para acessar o portal do Ministério do Trabalho e Economia. Insira o seu CPF e depois clique em “Próxima”, insira sua senha e dê Continuar”!

* Automaticamente você será direcionado à Área do Cidadão, aonde poderá ver os serviços digitais que já tem. Para encontrar sua Carteira de Trabalho Digital, volte ao portal Emprega Brasil, e na página de serviços do MTE, clique em “Entrar”, localizado no topo esquerdo da página! Leia os Termos e Condições de Uso, e se estiver tudo certo para você, clique em “Autorizar”!

* Bem no final da página você vai encontrar o link “Imprimir Carteira”. Clique nele para obter sua Carteira de Trabalho Digital e enviar para seu empregador/contador.

Você pode enviar por e-mail – basta e escolher “Salvar como PDF” e pronto! Já está pronta a sua Carteira de Trabalho Digital!

Com informações RH Nossa

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Fonte: R7

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.