Após trote na UnB, estudante de 17 anos é internado em coma induzido

Um estudante de 17 anos, recém-aprovado na Universidade de Brasília (UnB), ficou ferido e foi levado para o Hospital Universitário ...

Por G1

Publicado em:

Após trote na UnB, estudante de 17 anos é internado em coma induzido

Um estudante de 17 anos, recém-aprovado na Universidade de Brasília (UnB), ficou ferido e foi levado para o Hospital Universitário de Brasília (HUB) depois de participar de um trote por volta das 17h desta quinta-feira (29).

Ele chegou ao hospital inconsciente, com machucados nas pernas e um corte na cabeça. Após ser internado, entrou em coma induzido e foi entubado para continuar respirando. Segundo o HUB, os exames e a tomografia feitos na emergência descartaram a possibilidade de traumatismo.

O aluno foi socorrido por dois colegas, que chamaram um carro por aplicativo e levaram o jovem para o HUB. A família do aluno só soube da internação mais de uma hora depois, quando recebeu a ligação de uma funcionária da UnB.

“Meu filho chegou com uma parada cardíaca e foi para o coma. A situação é muito difícil”, disse a mãe do estudante, Tatiana Serpa.

A UnB informou que o estudante passou a noite internado, mas fora de perigo, e deve receber alta nesta sexta-feira (30). O HUB acrescentou que ele está “arcordado e orientado, respirando normalmente”. A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária oferecerá assistência psicológica à família.

Além disso, a universidade afirmou que vai instalar, nesta sexta-feira, uma comissão de investigação para apurar as circunstâncias e responsabilidades do incidente.

‘Não é brincadeira’
Em julho, o filho de Tatiana Serpa recebeu a notícia de que foi aprovado na Faculdade de Biotecnologia da UnB. As aulas começaram em 12 de agosto.

Em um vídeo gravado durante o trote e publicado nas redes sociais, o Centro Acadêmico de Biotecnologia mostrou os calouros pintados.

A família suspeita que ele tenha sido forçado a tomar bebida alcoólica e que alguma substância possa ter sido misturada à bebida. Ninguém soube informar se ele chegou a ser agredido.

“Queria pedir pra que as pessoas não fizessem mais isso. Esse trote não é brincadeira, por favor”, pediu Tatiana.
Em nota, a administração da UnB chamou o incidente de “lamentável”: “A chegada da universidade é um momento de alegria, que deve ser celebrado, mas com condutas apropriadas ao ambiente acadêmico“.

Festas proibidas
Em novembro de 2018, a UnB proibiu festas com bebidas alcoólicas em todos os terrenos da universidade. A reitoria tomou a decisão depois de Renan Rafael da Silva Barbosas, de 19 anos, morrer na saída de uma festa do curso de direito em um estacionamentos da universidade.

Renan levou seis tiros e foi agredido por quatro homens. Dos quatro suspeitos, três tinham antecedentes criminais, por receptação, porte de armas e tráfico de drogas. Nenhum deles tinha qualquer relação com o curso ou o evento.

Pesquisadora da UnB testa canabidiol em tratamento de viciados
Usina de energia solar é ativada no campus UnB Ceilândia
Na época, o chefe de gabinete da reitoria, Paulo César Marques, disse que a recepção da comunidade acadêmica foi positiva.

“Todo mundo entende que há uma situação crítica, de risco à própria comunidade. Os eventos, como vêm sendo promovidos, acabam sem controle de quem está ali, quem vai à festa”, declarou.

Leia mais notícias sobre o G1 DF.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.