OURO PRETO: campanha de vacinação antirrábica supera meta

Sucesso, assim foi considerada a campanha de vacinação antirrábica promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses, da Estância Turística de ...

Por Gazeta Central

Atualizado em:

Sucesso, assim foi considerada a campanha de vacinação antirrábica promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses, da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste.

A ação, que inicialmente ocorreu zona rural entre os dias 14 a 31 de agosto, completou mais uma etapa neste sábado (21), onde foram imunizados os cães e gatos do perímetro urbano, totalizando mais de 10 mil animais vacinados no município.

A vacinação aconteceu simultaneamente em 14 pontos da cidade, envolvendo uma equipe de 37 servidores municipais, que no período das 08h às 17h conseguiram imunizar 6.867 animais (5.404 cachorros e 1.463 gatos).

Com este resultado, somado aos números obtidos na área rural, 4.047 animais, (3.212 cães e 835 gatos), o município cumpriu a meta fixada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde do Governo de Rondônia, que era de 10.415 animais (8.317 cães e 2.098 gatos).

Mesmo ainda restando realizar a última etapa da campanha no perímetro urbano do distrito de Rondominas, o Centro de Controle de Zoonoses da Estância Turística já totalizou 10.914 animais vacinados, 499 a mais da meta estipulada pela vigilância estadual.

Na visão do médico veterinário Eder Nunes de Freitas, responsável pela campanha, este resultado se deu graças ao empenho de sua equipe e a conscientização de toda a população ouropretense que compareceu aos pontos de vacinação, tanto na área rural quanto na cidade.

“Graças ao empenho dos servidores municipais e da conscientização da população, que cumprimos a meta estipulada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde, isto sem ainda termos vacinado os animais do perímetro urbano do distrito de Rondominas”, destacou o médico veterinário.

Eder frisou que a raiva é uma doença incurável e fatal aos animais e que pode inclusive, afetar os seres humanos, daí a importância da vacina antirrábica, alertou o veterinário, explicando que a imunização ainda é a única maneira de prevenção.

Dados da campanha

De 14 a 31 de agosto na zona rural
Cachorros – 3.212
Gatos – 835

Dia 21 de outubro no perímetro urbano
Cachorros – 5.404
Gatos – 1.463

Total de animais imunizados, com exceção do perímetro urbano do distrito de Rondominas
Animais – 10.914
Cachorros – 8.616
Gatos – 2.298

Fonte: Gazeta Central

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.