Competição esportiva incentiva atividades físicas a pessoas com deficiências em Porto Velho

Fonte: Rondoniagora

Sábado, 29 de Setembro de 2018 às 14:29

Compartilhar matéria:

O projeto Paracopa Sesc vai reunir pessoas com deficiência de várias instituições para uma grande competição nas modalidades de bocha, tênis de mesa, basquete, natação, futebol society e judô nos próximos dias 3 a 6 de outubro, em Porto Velho. O lançamento oficial do Paracopa Sesc foi realizado na sexta-feira (28).

O objetivo é promover a prática de atividades físicas visando à inclusão e integração, utilizando o esporte como ferramenta, fomentando as atividades paradesportivas para o desenvolvimento pessoal do ser humano. 

De acordo com o diretor de esporte do Sesc, Alex Sarmento, todo o trabalho é feito para dar “ênfase no esporte para os deficientes porque o cronograma de esporte é escasso para o público com deficiência e com isso eles vão poder mostrar todo seu talento em cada modalidade escolhida”. 

O diretor explica que não existe uma idade especifica para participar da competição, basta saber praticar uma das modalidades que estarão na programação. “Já está tudo pronto para o dia onde vamos receber os competidores de várias idade e modalidades para a grande competição. Os campeões irão ganhar medalhas e troféus”, afirmou. 

Hélio dos Santos, 42 anos, é cadeirante e vai participar das competições pela modalidade de basquetebol em cadeira de roda. “Eu já fiz minha inscrição para participar das competições e mostrar meu talento no basquete. Nas competições que participei com meu time, nós ganhamos muitas medalhas inclusive ficamos em 2° lugar no campeonato brasileiro e jogar com toda garra para ganhar mais uma medalha”, disse confiante.

Competição esportiva incentiva atividades físicas a pessoas com deficiências em Porto Velho

“Eu sempre treino basquete porque é o esporte que mais gosto e nessa competição espero levar mais essa medalha para casa. Essa é a oportunidade que temos de dar visibilidade para o esporte paraolímpico”, diz José Roberto Candido, de 41 anos, que é jogador de basquete em cadeiras de roda há mais de 20 anos. 

Cronograma 

3/10 (Sesc Esplanada) 

9h - Abertura oficial com apresentações esportivas com atletas deficientes, desfile das equipes.

14h - Palestra e roda de conversa sobre o tema “A evolução do esporte paralímpico no Estado, país e internacionalmente”. 

4/10 (Estádio Aluízio Ferreira) 

8h - Atletismo

14h - Tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas (Sesc Esplanada)

5/10 (Sesc Esplanada)

8h - Futebol 7 e bocha 

14h - Bocha

6/10 (Sesc Esplanada)

8h - Natação 

10h30min - Encerramento

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99993-4921