Grandes filas no primeiro dia de vacinação contra Sarampo em Porto Velho

Fonte: Rondoniagora

Terça-Feira, 10 de Julho de 2018 às 14:41

Compartilhar matéria:

O primeiro dia de vacinação contra o Sarampo levou muita gente aos postos de saúde de Porto Velho nesta segunda-feira (9). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a expectativa é vacinar 30 mil pessoas do grupo prioritário.

Em uma unidade localizada no Bairro Agenor de Carvalho a fila era grande. A vendedora Juliana Silva, foi à procura da vacina logo cedo e disse que tomou uma dose quando ainda era criança. “Depois que eu vi as notícias que estava dando essa doença eu vim logo me vacinar pra me prevenir porque eu tomei essa vacina quando era criança e fiquei com medo”, diz.

“Minha filha tomou a vacina a primeira dose e agora vim trazer ela para tomar a segunda porque isso é muito importante já que existe caso da doença aqui em Porto Velho. Eu já aproveitei e tomei também a vacina porque não adianta minha filha ficar imune e eu não”, disse a dona de casa Alice Fernandes que foi vacinar a filha de 2 nos para tomar a segunda dose da vacina. 

João Nascimento, de 55 anos, levou o neto de 4 anos para vacinar. “Minha filha não teve como trazer meu neto e eu tive que vim porque essa doença mata. Ele já tomou uma dose e agora veio reforçar para garantir que está imune dessa doença perigosa”, disse. 

Idade

A técnica de enfermagem Kalyana Cavalcante explicou que pessoas acima de 50 anos, não poderão se vacinar. “Essa campanha é somente para as pessoas de 1 a 40 anos como já tinha sido divulgado. Pessoas com mais de 50 anos não imunizamos porque a gente não sabe o tipo de reação que pode apresentar após a vacina. Aproveito para alertar os pais que crianças de 1 a 4 anos que já tenham tomado à vacina, precisam tomar outra dose”, disse.

Vacina 

Devem ser vacinadas contra sarampo e pólio crianças de um ano a menores de cinco anos. Mesmo que já tenham sido imunizadas, devem fazer o reforço com a vacina tríplice viral e a gotinha.

A partir dos 5 até os 29 anos, a vacina contra o sarampo é administrada em duas doses com intervalo de trinta dias. Em adultos de 30 a 49 anos, será necessário apenas uma dose.

A vacinação acontece em todas as vinte unidades de saúde da área urbana e em 19 do setor rural. É imprescindível a apresentação do cartão de vacina.

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99993-4921