Vacinação contra febre aftosa na fronteira boliviana é iniciada

Fonte: Assessoria

Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2017 às 09:24

Compartilhar matéria:

O 34º Ciclo de Vacinação contra a Febre Aftosa na faixa de fronteira da Bolívia foi iniciado nesta terça-feira (05) e está previsto para ocorrer durante o mês de dezembro. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) apoia essa atividade nesta região desde 2000.

Até 2016, a ação ocorria em propriedades localizadas até 50 quilômetros da fronteira. Atualmente, este limite é de 25 quilômetros e, pela primeira vez, serão vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses. Até o Ciclo anterior, todos os bovídeos eram imunizados, independente da idade.

Nos últimos onze anos, mais de 518 mil animais foram vacinados nesta região. Neste Ciclo, a estimativa é que sejam imunizados cerca de nove mil animais. A ação ocorre em parceria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Idaron, do Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (Senasag) e do Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa).

O gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, explica que a vacinação no país vizinho traz uma zona de proteção adicional ao rebanho rondoniense. “Essa atividade nos permite ter uma poderosa ferramenta de vigilância no território boliviano, além de permitir a troca de informações entre os serviços veterinários”, fala.

“Acredito que nós conseguimos fechar a vacinação aqui no Estado com chave de ouro, destacando o trabalho dos servidores e dos produtores rurais, então agora é dar continuidade ao termo de cooperação que temos com a Bolívia”, conta o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.

A faixa de fronteira que a Idaron apoia a imunização recebeu o certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação em 2014.

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99386-6052