Confira os cinco erros mais comuns nas redações do Enem

Fonte: metropolitana

Quinta-Feira, 07 de Setembro de 2017 às 20:35

Compartilhar matéria:

Não, não é só escrever e apostar na sua imaginação. Para produzir um bom texto e de qualidade, é importante dar atenção para uma série de observações.

Pensando nisso, selecionamos alguns dos erros mais comuns cometidos pelos estudantes na hora da prova do Enem.

Veja e a aprenda para não fazer o mesmo:

1. Tipo de texto – A prova pede uma dissertação e você acaba fazendo uma narração. Ou é pedida uma narração e você redige uma carta. Essa falta de atenção pode custar muito caro, já que escrever um tipo de texto diferente do que foi pedido é zero na certa;

2. Fuga do tema – Escrever uma redação que foge do tema proposto também pode levar à anulação da redação. Por isso, leia com muita atenção a coletânea de textos e o enunciado.

3. Linguagem oral – Nem sempre a linguagem que você usa quando está conversando pode ser passada para o texto. Expressões constantemente faladas no dia a dia não caem bem em uma redação, especialmente gírias novas não são adequadas.

4. Tipo de texto – Erros básicos de português não têm perdão. São deslizes graves em uma redação. Na dúvida, quanto á grafia, substitua a palavra por outra;

5. Excesso de informações e redundância – Uma quantidade excessiva de informações pode prejudicar a coesão do texto, com dados que mais confundem do que explicam. Além disso, textos enormes, repletos de vocábulos repetidos e ideias que não saem do lugar costumam levar bomba. A redundância revela falta de repertório do candidato.

E aí, aprendeu? Agora é só tomar cuidado para não cometer esses erros.

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99993-4921